429
Calcular o CTR é especialmente importante no marketing online. Isso ocorre porque a taxa de cliques fornece informações sobre o sucesso dos anúncios
Calcule o CTR com esta fórmula simples
CTR significa taxa de cliques. Indica a relação entre impressões e cliques num anúncio online. É assim que se calcula a CTR:
- Valores: É necessário o número de cliques num anúncio e o número de vezes que o anúncio foi visualizado (número de impressões).
- Fórmula: Agora pode calcular a CTR com esta fórmula: (número de cliques : número de impressões) x 100 = CTR (em percentagem)
- Exemplo de cálculo: Existe um banner publicitário num sítio Web que foi apresentado 2500 vezes. 50 pessoas clicaram no anúncio. Cálculo: (50:2500) x 100 = 2 %. O CTR é de dois por cento.
Significado de CTR em marketing online
No marketing online, o CTR é um dos números-chave para o sucesso de um anúncio. Por exemplo, se uma empresa colocou um banner publicitário, a taxa de cliques mostra o quão bem esse motivo é recebido pelos utilizadores.
- As taxas de cliques diferem consoante a plataforma. Para os anúncios do Google AdWords, a CTR média é de 3,17%, de acordo com uma análise da empresa Wordsteam, e para os anúncios do Facebook é de 0,9%, de acordo com a pesquisa da Wordsteam. Para campanhas de newsletters em e-mail marketing, cerca de três por cento é considerada uma boa média.
- No entanto, a taxa de cliques por si só não é suficiente para efetuar vendas. Uma empresa só ganha dinheiro quando esse interesse se transforma numa compra ou numa encomenda. Ações como essa são chamadas de taxa de conversão.
- A taxa de cliques também desempenha um papel importante na otimização dos motores de busca. Nas pesquisas do Google, por exemplo, são apresentados pequenos excertos de texto chamados snippets. Quanto mais elevado for o valor CTR, melhor está escrito o texto do snippet e mais utilizadores atrai para o sítio Web. Se, por outro lado, o valor CTR for baixo, pode ser útil otimizar este texto.