793
Se quiser activar o acesso remoto a unidades, por exemplo, deve libertar as portas correctas para as PMEs. Para poder utilizar toda a gama de funções das PMEs, poderá ser necessário um ajuste adicional
SMB: Tem de libertar estas portas
Hoje em dia,
SMB na realidade só precisa de uma porta para funcionar correctamente. No entanto, também pode libertar outras portas se quiser trabalhar com mais do que apenas endereços IP como identificação na sua rede.
- A porta mais importante é TCP 445, que é utilizada por defeito para todas as comunicações SMB, pelo que deve definitivamente ser activada.
- Se quiser usar “NetBios/Name resolution”, deve activar as portas 137 e 138 UDP e 137 e 139 TCP. No entanto, esteja ciente dos riscos de segurança que isto pode representar.
- Se tiver problemas para abrir as portas, pode encontrar ajuda no site da Microsoft.
Esta é uma porta SMB
- A porta SMB é utilizada para a comunicação entre serviços e processos em diferentes computadores dentro de uma rede. Desde Windows 2000, a mesma porta tipo TCP é sempre utilizada para a porta SMB, porta 445.
- Microsoft desenvolveu a própria SMB e tem-na optimizado constantemente ao longo dos anos. Entretanto, a SMB existe na versão 3.0, a qual, entre outras coisas, tem uma encriptação de ponta-a-ponta adaptada.
- Desde que existem numerosas aplicações para a comunicação entre computadores dentro de uma rede, existem muitos protocolos e programas diferentes que se baseiam em SMB. Em regra, estas não são originárias da própria Microsoft. Os mais conhecidos são Samba, NQ e Likewise.