932
Um ventilador e uma toalha molhada tornam o calor no Verão mais suportável. Portanto, faz sentido combinar os dois e colocar a toalha molhada ou húmida sobre o ventilador. Mas o que parece ser a forma perfeita de arrefecer é na verdade contraproducente e pode até ser prejudicial.
Toalha molhada sobre o ventilador: calor sulfuroso em vez de arrefecimento
Muito quente no Verão, especialmente em escritórios e pequenos apartamentos. Nestes casos, um ventilador proporciona um arrefecimento rápido. Diz-se que é ainda mais fresco se se colocar uma toalha húmida sobre o ventilador ou pendurá-la alguns centímetros à sua frente.
- Em teoria, isto deve fazer com que o ventilador baixe a temperatura ao evaporar a água na toalha húmida. O ventilador distribui então melhor o ar fresco na sala. É evidente que este método não pode competir com o ar condicionado – mas na realidade é mesmo contraproducente.
- Por uma coisa, a toalha normalmente seca e aquece rapidamente. Depois evita que o ventilador circule o ar e faz com que se sinta ainda mais quente.
- Mas mesmo que se mude a toalha regularmente, o calor parece estar a subir, como a Associação de Climatização de Edifícios descobriu. A razão: a combinação de uma toalha molhada e um ventilador rotativo faz subir a humidade. Isto faz com que o ar se sinta mais quente.
- No final, no entanto, depende da sua sensação individual se prefere uma temperatura ligeiramente mais baixa com humidade elevada ou uma temperatura ligeiramente mais alta com ar seco. Por isso é melhor testar o método por si próprio.