A questão de saber do que é feito o Mercúrio ainda não está completamente esclarecida. Devido à proximidade do planeta com o Sol, as medições e observações precisas são muito difíceis. Isto faz de Mercúrio o planeta menos explorado até à data.
De que é feito o Mercúrio? Composição e estrutura
Do ponto de vista do Sol, Mercúrio é o primeiro planeta do nosso sistema solar. No entanto, é exactamente isto que torna a exploração do planeta tão difícil. Porque embora a sua proximidade directa do sol cause interferências, também dificulta a aproximação das sondas espaciais.
- Como Vénus, Terra e Marte, Mercúrio é um planeta rochoso. Consiste principalmente em substâncias minerais sólidas e tem uma alta densidade.
- Mercúrio é actualmente considerado como tendo um núcleo de ferro e níquel que é sólido no interior e líquido no exterior. Pensa-se que o diâmetro deste núcleo seja a maior parte do planeta, cerca de 4100 quilómetros.
- Em cima disto poderia haver uma fina camada de sulfureto de ferro sólido. Segue-se o manto do planeta, que consiste principalmente de rocha silicato.
- A crosta acima é provavelmente composta por feldspato e minerais de piroxeno e é relativamente espessa, com uma espessura provável de 30 a 40 quilómetros. O elevado número de crateras na superfície sugere que tem cerca de 4 a 4,5 mil milhões de anos.
- Apenas como a nossa lua, Mercúrio não tem atmosfera real. Em vez disso, tem uma exosfera muito fina. Contém hidrogénio e hélio provenientes dos ventos solares, bem como oxigénio, sódio e potássio. Este último provavelmente provém das rochas da superfície do planeta.
Factos e números sobre Mercúrio
Séculos antes do nascimento de Cristo, a existência de Mercúrio era conhecida do homem. Foi observado pela primeira vez através de um telescópio no século XVII. Como o planeta mais próximo do sol é também o mais rápido do nosso sistema solar, os antigos romanos deram-lhe o nome do mensageiro dos deuses da mitologia romana: o Mercurius alado é o padrinho de Mercúrio.
-
-
- Mercúrio é o planeta mais pequeno do nosso sistema solar, com um diâmetro de 4.880 quilómetros. Em comparação, a Terra tem um diâmetro de cerca de 12.700 quilómetros.
-
- A distância até ao sol é em média de 58 milhões de quilómetros. Encontra-se a uma média de 77 milhões de quilómetros da Terra. Uma vez que ambos os planetas se movem a velocidades diferentes e em órbitas diferentes à volta do Sol, esta distância varia entre cerca de 77 e 222 milhões de quilómetros.
-
- Mercúrio gira relativamente devagar e leva 58 dias terrestres e 15 horas para completar uma rotação. Porque orbita o Sol a alta velocidade ao mesmo tempo, um dia de Mercúrio – o período entre o nascer e o pôr do sol – dura 176 dias.
-
- Por contraste, o planeta precisa apenas de 88 dias terrestres para orbitar o Sol. Curiosamente, um dia de Mercúrio dura assim mais do que um ano de Mercúrio.
-
- Porque Mercúrio não tem um envelope de gás adequado, existem diferenças extremas de temperatura na sua superfície. Por exemplo, as temperaturas no lado ensolarado podem atingir 427°C, enquanto no lado nocturno é apenas -173°C.
-
- Mercúrio não tem anéis nem luas. Isto é evitado pela extrema proximidade do planeta com o Sol, as suas pequenas dimensões e a sua baixa gravidade.
-