898
Dependente do banco que utiliza, é necessário fornecer certas informações para identificar a conta do destinatário. Para além do nome do destinatário, são também necessários certos códigos bancários para encontrar a conta certa. Explicamos o que está por detrás das abreviaturas SWIFT, IBAN e BIC.
SWIFT – uma potência financeira concentrada
Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication: Este nome excitante está escondido por detrás da simples abreviatura SWIFT. E por muito extenso que seja o nome, também o é a gama de tarefas por detrás dele.
- SWIFT é o nome de todo o sistema que permite a troca de mensagens entre bancos através da rede de telecomunicações SWIFT. BIC é o código utilizado para tal – o chamado “Bank Identifier Code”. Ambos os termos são frequentemente utilizados como sinónimos do código, ou de todo o sistema. Na prática, contudo, a SWIFT é a organização global que controla a utilização de BICs.
- SWIFT foi fundada em 1973 e tem a sua sede em La Hulpe, na Bélgica. A Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication é apoiada por uma associação internacional de instituições financeiras.
- Hoje em dia, quase 10.000 membros institucionais SWIFT enviam cerca de 24 milhões de mensagens pela rede todos os dias.
- BIC significa código de identificação bancária, também conhecido como código SWIFT. Os códigos BIC ou SWIFT são códigos de identificação que podem ser utilizados para localizar e autenticar agências bancárias e instituições financeiras em todo o mundo. Por outras palavras, os códigos BIC dizem-lhe exactamente para onde está a transferir o seu dinheiro.
- Seu BIC é-lhe atribuído por SWIFT. Torna possível transacções bancárias electrónicas rápidas em todo o mundo. Para transacções domésticas, o IBAN é suficiente.
- Agora, utilizamos o BIC e o IBAN para todas as transferências e débitos directos. Numa dica prática extra, explicamos como determinar o IBAN e o BIC online.
- Um código SWIFT consiste geralmente em oito ou 11 caracteres – na sua maioria oito letras e três dígitos. O formato do código SWIFT/BIC é na realidade uma combinação de quatro peças de informação diferentes: Um código de instituição (que normalmente identifica um banco), um código de país, um código de cidade ou localidade e um código de agência.
- Número de conta bancária internacional: Este é o número padrão mundial para contas correntes. Foi desenvolvido para normalizar e simplificar os sistemas de transacções de pagamento entre diferentes países. Desde 1 de Fevereiro de 2016, o IBAN substituiu os números de conta para transferências bancárias.
- É necessário um IBAN para pagamentos de e para o estrangeiro. Com a introdução do sistema SEPA, este tem sido também exigido para pagamentos domésticos desde 2016. Desde então, o IBAN tem sido obrigatório em cada boletim de transferência bancária.
BIC – o novo código bancário
IBAN – o nome abreviado do seu novo número de conta
-
O IBAN consiste em 22 dígitos e sempre os mesmos componentes:
- Um código de país (DE para a Alemanha), o dígito de controlo IBAN de dois dígitos, que pode ser utilizado para determinar se existem erros numéricos na informação (prevenção de transferências incorrectas). Estes dois componentes são definidos internacionalmente. Estes são seguidos pelos componentes definidos a nível nacional para o IBAN, o código de ordenação bancária e o número de conta. Quantos dígitos o IBAN pode ter é prescrito por definição.
- Quem abre uma conta num banco na Alemanha recebe automaticamente um IBAN e um BIC do banco ou da instituição de crédito. Pode encontrar os dados atribuídos no seu cartão bancário, nos extractos de conta ou na banca online.