857
Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar – mas sabe de que é feito? Respondemos a esta pergunta e contamos-lhe factos mais excitantes sobre este corpo celestial.
De que é feito o Júpiter
Júpiter é o gigante entre os planetas do nosso sistema solar. Explicamos a sua composição.
- Júpiter pertence aos chamados gigantes do gás. Isto significa que é quase inteiramente constituído por gases. Saturno, Urano e Netuno são também planetas a gás.
- Sobre três quartos de Júpiter é composto por hidrogénio. Pouco menos de um quarto é hélio. Há também pequenas quantidades de metano e amoníaco em Júpiter.
- Pensa-se que o interior de Júpiter contém um núcleo de gelo e rocha. Diz-se que só este núcleo tem cerca de 14 a 18 vezes a massa da Terra. Isto é baseado em cálculos informáticos.
Mais factos emocionantes sobre Júpiter
Júpiter tira o seu nome a uma divindade romana. Como pode ser visto da Terra a olho nu, já era conhecido muito antes da invenção dos telescópios. Hoje sabemos muito mais sobre este planeta gigante.
-
-
- O equador de Júpiter tem um diâmetro de cerca de 143.000 km. A terra, com os seus 12.742 km de diâmetro equatorial, é minúscula ao seu lado. Visto do Sol, Júpiter é o quinto planeta do sistema. Em média, 778 milhões de quilómetros separam o Sol de Júpiter. O gigante do gás está a uma distância média de 629 milhões de quilómetros da Terra.
-
- Júpiter leva 11,9 anos inteiros a orbitar o sol uma vez. Em troca, os dias passam muito rapidamente. O planeta demora apenas 9 horas e 56 minutos a rodar uma vez em torno do seu próprio eixo. A sua temperatura é de -108°C.
-
- Conhecemos actualmente cerca de 80 luas de Júpiter. Os maiores foram descobertos por Galileu Galilei já em 1610. As luas Europa, Io, Ganímedes e Calisto são, portanto, também chamadas luas Galileias.
-
- Júpiter é o lar de poderosas tempestades. A mais conhecida destas é a Grande Mancha Vermelha. Esta tempestade assola o planeta há pelo menos 200 anos e, com cerca de 16.000 km de diâmetro, é maior do que a Terra.
-
- Similiar a Saturno, Júpiter também tem um sistema de anéis. No entanto, este consiste em material muito brilhante e é, portanto, quase invisível.
-