830
A idade escura descreve um período inicial na história do universo. Descubra aqui factos sobre este tempo até agora pouco explorado.
A idade das trevas – como a luz desapareceu
A idade escura pode ser colocada entre a formação da radiação cósmica de fundo e o resplendor das primeiras estrelas. Estes começaram a brilhar cerca de 100 milhões de anos após o Big Bang.
- Matéria no universo era transparente nesta altura. Não se graduou a partir da luz nem irradiou nenhuma. A escuridão surgiu porque o universo arrefeceu muito rapidamente após o big bang. Toda a luz deixou o cosmos.
- Antes da formação das estrelas, o espaço intergaláctico consistia na sopa primordial. Nesta sopa, prótons e electrões combinados para formar hidrogénio neutro com a adição de hélio. Isto levou a que todas as partículas leves pudessem escapar.
- A idade das trevas ganhou o seu nome porque os astrónomos não conseguem detectar objectos desta época com telescópios. De certa forma, os investigadores podem olhar para o passado cósmico porque a luz leva um certo tempo a chegar à Terra.
- Durante este tempo, as estrelas de onde emana podem já ter saído há muito tempo. Assim, também vemos objectos no céu que não existem há muito tempo.
Assim, o universo voltou a brilhar
Devido ao facto de não poderem ser observados objectos da idade das trevas, a idade sem luz ainda é muito pouco estudada e levanta muitas questões para os astrónomos.
- Experts concordam que as primeiras estrelas iluminaram novamente o espaço. Estes foram inicialmente formados a partir de condensações de matéria negra e do gás primordial do hidrogénio e hélio.
- Estas galáxias anãs fundiram-se em objectos maiores. O gás primordial arrefecido e as primeiras estrelas foram formadas. Estes eram muito maiores do que o nosso sol e brilhavam à luz ultravioleta.
- Esta luz fez com que o hidrogénio no universo se dividisse em prótons e electrões. Este processo chama-se reionização. A nossa Via Láctea foi formada a partir de uma fusão de cerca de um milhão destas galáxias anãs.