Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/practical-tips.com/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the soledad domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/practical-tips.com/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the soledad domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/practical-tips.com/wp-includes/functions.php on line 6114
Prescrição electrónica sem smartphone: É assim que funciona - Practical Tips

Prescrição electrónica sem smartphone: É assim que funciona

by Pramith

E-prescrição é de facto obrigatória na Alemanha desde 01 de Janeiro de 2022, mas também se pode utilizá-la sem um smartphone. Se não utilizar nem uma aplicação nem um telemóvel, nada muda para si como paciente, excepto um pequeno aspecto.

E-Prescrição sem smartphone: Como resgatá-la

até agora, se o seu médico ou médica lhe receitou um medicamento, recebeu um folheto colorido que teve de mostrar ou redimir na farmácia. A inscrição electrónica, que em breve será obrigatória, funciona de forma semelhante se não se utilizar um smartphone.

  • Se o seu médico lhe prescrever um medicamento no futuro durante a sua visita ao médico, ele ou ela armazenará os dados relevantes do paciente no servidor do consultório do médico. Estes dados são codificados e só podem ser lidos pelo consultório do médico e pela farmácia. A protecção de dados deve ser muito elevada.
  • Em vez de lhe entregar uma receita manuscrita e assinada, recebe agora um código que se assemelha a um código QR. Normalmente recebe este código directamente no seu telemóvel, mas se não o utilizar, o médico imprimi-lo-á para si.
    • O código na folha de papel é a sua “chave” para que a farmácia possa ler os seus dados no servidor do consultório médico.
    • Comparável com a folha de papel cor-de-rosa, vai agora a uma farmácia à sua escolha com o código impresso e mostra-o lá. Uma vez que o código tenha sido digitalizado e os dados lidos, receberá o seu medicamento. Só pode preencher a prescrição uma vez.
    • Nota: Até agora, apenas os vales de prescrição rosa são afectados pela digitalização. Gradualmente, as receitas verdes e privadas serão também convertidas para a versão electrónica. No futuro, as receitas de papel experimentadas e testadas só estarão disponíveis se houver problemas técnicos ou se os médicos fizerem visitas domiciliárias.

      Porquê a prescrição electrónica em tudo?

      As prescrições digitais destinam-se a acelerar significativamente, simplificar e tornar mais seguros os processos no sistema de saúde.

      • Farmácias podem facturar receitas de doentes muito mais rapidamente. Como paciente, receberá também a sua medicação mais rapidamente – pelo menos se utilizar a aplicação associada do gematik. A aplicação está disponível para Android, iOS e Huawei.
      • As anotações e prescrições escritas em vinco ou mal colocadas são eliminadas com a receita electrónica. Isto também significa que se podem evitar possíveis erros à custa dos pacientes. Além disso, os dados dos doentes são recolhidos na base de dados – as possíveis interacções com outros medicamentos podem assim ser facilmente contornadas.
      • Como paciente, beneficia da simplificação, especialmente se utilizar a aplicação. No entanto, pode então preencher receitas de casa utilizando o código do seu smartphone e simplesmente ter os medicamentos enviados por uma farmácia de venda por correspondência. O seu médico pode enviar-lhe receitas de seguimento ligadas a consultas em vídeo no seu smartphone, poupando-lhe uma viagem ao consultório médico.
      • Para além das vantagens, a receita electrónica também tem desvantagens, é claro. Por exemplo, é necessária uma ligação estável à Internet, a tecnologia tem de funcionar e o paciente, enquanto paciente, já não pode ver exactamente quais os medicamentos que o seu médico lhe prescreveu.

O que também deve considerar

Se decidir usar o aplicativo, há algumas coisas que deve ter em mente quando o configurar.

  • É suposto haver uma “aplicação para pessoas seguradas” baseada em PC. Contudo, isto apenas lhe permitirá visualizar as suas receitas e eliminar as antigas – para as resgatar, terá de apresentar a aplicação no seu smartphone ou o código impresso do seu médico na farmácia.
  • Para poder utilizar a aplicação gematik, é necessário um smartphone com interface NFC e um sistema operativo que funcione pelo menos com iOS 14 ou Android 7.
  • Tambem certifique-se de descarregar a aplicação gematik oficial para Android, iOS ou Huawei. Depois siga os passos para o registo.
  • Deixe o seu cartão de saúde pronto para isso, que também deve ser habilitado para NFC. Contacte a sua companhia de seguros de saúde se não tiver a certeza se o seu cartão já tem esta função.
  • Receberá também o PIN necessário para a inscrição do fundo de seguro de saúde. O número CAN de que necessita para identificação pode ser encontrado no canto superior direito do seu cartão de saúde.

Related Articles

Leave a Comment