Em sinal, pode criar um backup dos seus dados para exportar chats para um novo dispositivo, entre outras coisas. Pode ler como fazer isto neste guia passo-a-passo.
Criar uma cópia de segurança em Sinal – aqui está como fazê-lo com o chat export
Para criar uma cópia de segurança em Sinal, só precisa de activar a cópia de segurança local. Depois de activada a função, as suas conversas serão exportadas e apoiadas automaticamente.
– Abra o sinal e toque nos três pontos no canto superior direito para abrir o menu, e depois seleccione Settings.
– Em Configurações, seleccione Conversations.
– Em Definições de Entretenimento, desça e seleccione Save Conversations.
– Aqui pode activar o backup tocando em Ligar.
– No ecrã seguinte, ser-lhe-á mostrada uma frase-senha composta por 36 dígitos. Tem de escrever isto ou guardá-lo para restaurar uma cópia de segurança local.
– Depois de guardar a frase-chave, pode ligar as cópias de segurança automáticas com Activar as cópias de segurança. A partir de agora, os seus chats serão automaticamente exportados e apoiados com a sua frase-chave.
– Se mover o ficheiro de backup exportado para um novo dispositivo, pode seleccionar Restaurar backup quando reinstalar o sinal e usar a sua frase-chave para descodificar o ficheiro para restaurar os seus chats.
– Note que as cópias de segurança do sinal são armazenadas no seu smartphone. Se quiser manter os seus ficheiros de backup noutro dispositivo de armazenamento, terá de os copiar em conformidade.
Sinal: Pode exportar chats individuais?
De momento, não é possível exportar conversas individuais directamente através da aplicação Sinal.
– Embora mensageiros como o WhatsApp tenham esta funcionalidade, actualmente não é possível com o Signal, uma aplicação que ganhou prémios pela sua protecção da privacidade.
– Se quiser exportar um chat para o recuperar mais tarde num novo telefone depois de instalar o sinal, tudo o que precisa de fazer é percorrer os passos acima para fazer um backup completo dos seus dados.
– Alternativamente, existem ferramentas ocasionais que oferecem tal funcionalidade. Contudo, estes não são do próprio Sinal e devem ser usados com cautela em caso de dúvida.