Bookmarks são muito fáceis de exportar em Opera e vale a pena utilizar esta opção do popular navegador regularmente. Caso contrário, se o seu disco rígido falhar, poderá perder os links marcados para sites importantes.
Exporting Opera bookmarks – como fazer um rápido backup
Exportar os seus favoritos pode ser feito de forma muito conveniente e rápida com Ópera em qualquer altura, sem qualquer esforço:
– Primeiro, chamar o menu Ópera. Para o fazer, clique no logótipo da Ópera que vê no canto superior direito.
Na barra de menu, vá para a terceira secção onde encontrará o item de menu “Marcadores”. Depois de clicar nele, verá a opção “Export bookmarks” no sub-menu no fundo.
– Se chamar esta opção, o navegador abre automaticamente a sua pasta de documentos. Por defeito, a Opera guarda os marcadores nesta pasta com a data actual, desde que confirme o processo com um curto “OK”. Se guardar os seus favoritos regularmente, a data é uma ajuda muito útil quando está à procura de algo.
Alternativamente, é claro que é livre de guardar os marcadores de Ópera numa pasta diferente e/ou com um nome diferente. Pode até fazer sentido criar uma pasta de marcadores de ópera explícita.
– Os bookmarks são guardados como documentos HTML, para que possa importar os dados para outro browser, se necessário.
– Se não quiser exportar os dados da Opera mas importar os dados de outro navegador, chamar a opção “Importar marcadores e definições”. Encontrará esta opção imediatamente acima da opção “Export bookmarks” descrita acima.