5
Um e-mail de phishing enviado em nome da McAfee pode normalmente ser reconhecido por pedidos de pagamento invulgares. Deve eliminar este correio eletrónico de spam
Mail de phishing da McAfee: Como desmascarar e-mails de spam
A McAfee é a empresa por detrás do Antivirus, um popular software antivírus que os clientes podem adquirir mediante o pagamento de uma taxa. Os e-mails de phishing em nome da McAfee circulam regularmente, tentando tirar dinheiro do seu bolso.
- O assunto dos e-mails de phishing diz, por exemplo, “Fatura n.º para o antivírus MCAFEE expirado” ou “A subscrição do McAfee expirou”. O utilizador será então solicitado a pagar através de uma hiperligação no e-mail:
- No entanto, se olharmos com mais atenção, o remetente não é a McAfee, mas um endereço de e-mail com um nome semelhante. Logotipos pixelizados, erros de ortografia e um endereço impessoal também indicam que os fraudadores estão a trabalhar aqui. Ameaças de que a sua conta será bloqueada dentro de 48 horas se não efetuar o pagamento também são típicas de phishing.
- Técnicas avançadas de manipulação de URLs são usadas para disfarçar links falsos. Os burlões utilizam a parte “userinfo” dos endereços Web para inserir informações falsas e ocultar o URL real. As páginas de phishing são concebidas de forma muito profissional e agora até imitam as implementações CAPTCHA para inspirar confiança
- Os burlões tentam obter dinheiro através de e-mails falsos em nome de grandes empresas, recriando sites muito semelhantes, atraindo as pessoas para eles através de uma hiperligação e incitando-as a pagar. O objetivo do phishing é também roubar os seus dados. Mas não deve deixar que isto o confunda.
Receção de correio de spam da McAfee: O que pode fazer
Se é realmente um cliente da McAfee e recebe um e-mail duvidoso, deve lê-lo cuidadosamente para sua própria segurança e tomar as medidas corretas.
- Reconheça os sinais de um e-mail falso, não clique em nenhum link e simplesmente exclua o e-mail ou mova-o para a pasta de spam.
- Se não tiver a certeza se o e-mail é realmente da McAfee e se não tiver pago uma fatura, pode sempre contactar o serviço de apoio ao cliente e perguntar antes de efetuar qualquer pagamento.
- Altere a palavra-passe da sua conta McAfee se já tiver clicado na ligação do e-mail e introduzido os seus dados. Reencaminhe também o falso e-mail para a empresa em scam@mcafee.com para os informar da burla
Como desmascarar e-mails de phishing
À medida que os e-mails e sites falsos se tornam cada vez melhores, é cada vez mais difícil detetar e proteger-se do phishing.
- O fator decisivo nos e-mails de phishing são os links. Estes são concebidos para o atrair para sites falsos
- Verificar as ligações nos e-mails antes de clicar nelas. Se mantiver o ponteiro do rato sobre a hiperligação, será apresentado o URL real por trás da mesma. Compare-o com o sítio Web oficial do fornecedor
- Atenção a terminações de domínio invulgares. As empresas respeitáveis utilizam domínios de topo bem conhecidos, como .com, .de ou .org. As ligações de phishing podem ter terminações invulgares, por exemplo, .xyz, .top, .info, .app.
- HTTPS não é uma garantia de segurança. Um símbolo de cadeado ou “https://” significa apenas que a ligação está encriptada – não que a página é genuína. Os criminosos utilizam frequentemente certificados SSL gratuitos para sites de phishing.