5
O Excel oferece uma função de índice para chamar dados de tabelas e subtabelas. Devolve o valor de uma célula numa posição específica.
Utilizando a função de índice no Excel
O Excel é um programa de cálculo em folha de cálculo. É possível chamar entradas individuais numa tabela utilizando a combinação de linha e coluna. É possível criar várias sub-tabelas numa tabela. Pode consultar valores a partir destas tabelas utilizando a função de índice. Vamos explicar como isto funciona utilizando o exemplo da Blumenhandel GbR.
- A Blumenhandel GbR tem um documento Excel com a tabela “Estatísticas” e a subtabela “Horas de trabalho” (vermelho).
- A lista de empregados forma as linhas da subtabela, uma lista dos dias da semana forma as colunas. As horas de trabalho por empregado e por dia são introduzidas (a amarelo).
- Utilize o comando de índice para descobrir que empregado trabalhou quanto tempo e em que dia da semana. A função do Excel tem o seguinte aspeto: “=INDEX(tabela;linha;coluna)”, ou seja, “=INDEX(horas de trabalho;lista de funcionários;lista de dias da semana)”.
A função de comparação no Excel
A função de índice é particularmente útil em combinação com a função de comparação. Esta pode assumir a contagem da linha e da coluna pretendidas.
- Introduzir o nome do empregado pretendido numa célula. Em alternativa, também pode selecionar o nome do funcionário utilizando um menu pendente
- Noutra célula, é possível determinar a linha que corresponde à linha na subtabela. Para isso, entrar “=Compare(employees;employee list;0)”. O número da linha que corresponde ao nome é apresentado (amarelo).
- Proceder da mesma forma com o dia da semana e o número da coluna (verde)
- Se utilizar agora a função de índice, pode ler os números de saída utilizando a função de comparação (azul).