3
Existem diferentes estratégias para reparar e restaurar ficheiros Word danificados. Basicamente, distingue-se entre documentos que ainda podem ser abertos e aqueles que já não podem ser abertos
Reparar e recuperar ficheiros Word danificados que ainda podem ser abertos
Um documento danificado não tem de significar o fim do seu trabalho. Existem vários métodos que podem ser utilizados para reparar e recuperar ficheiros Word danificados. Isto permite-lhe recuperar o texto. No entanto, a formatação e outros elementos, tais como imagens, são normalmente perdidos.
- Copie todo o conteúdo do documento danificado, sem o marcador do último parágrafo, para um novo documento. Para o fazer, selecione “Ficheiro” e “Abrir” o documento danificado.
- Por vezes, os suplementos também impedem que um documento seja aberto corretamente. Neste caso, feche o Word. Introduza o comando “winword.exe /a” no campo de pesquisa à direita do botão “Iniciar”. O Word será carregado com as configurações padrão, sem suplementos. Tente abrir o documento através de “Ficheiro” e “Abrir”.
- Use “Ficheiro” e “Novo” para criar um documento vazio. Em seguida, volte ao separador “Início” e clique em “Inserir”.
- Coloque o ponteiro do rato em frente da primeira linha. Agora, prima o botão esquerdo do rato e mantenha-o premido enquanto arrasta o rato até ao fim do documento, mas sem selecionar o marcador do último parágrafo. Solte o botão do rato. No separador “Início”, selecione “Copiar” no submenu “Área de transferência”.
- O Word também tem um programa de reparação integrado. Para utilizar o programa, selecione “Ficheiro”, depois “Abrir” e “Procurar”. Na caixa de diálogo, clique no ficheiro danificado. Na lista pendente “Abrir”, selecione “Abrir e reparar”.
- Guardar num formato de documento também pode ajudar. Para tal, abra o ficheiro danificado e clique em “Ficheiro”, depois em “Guardar como” e selecione o local de armazenamento. Na caixa de diálogo “Guardar como”, mude para “Rich text format (*.rtf)” em “Tipo de ficheiro” e “Guarde” o ficheiro.
Reparar e restaurar ficheiros Word danificados que já não podem ser abertos
Se já não conseguir abrir o ficheiro, o Word também tem ferramentas e métodos de recuperação disponíveis. Em casos muito difíceis, ferramentas de terceiros também podem ajudar.
- Em primeiro lugar, tente inserir o seu documento como um objeto num novo ficheiro. Para o fazer, clique em “Ficheiro”, depois em “Novo” e selecione “Documento vazio”. Agora, mude para o separador “Inserir”. No submenu “Texto”, abra a lista pendente “Objeto” e clique em “Texto de ficheiro”. Na caixa de diálogo “Insert file” (Inserir ficheiro), clique no documento danificado e selecione “Insert” (Inserir).
- Também pode tentar utilizar o conversor de texto “Recuperar texto de qualquer ficheiro”. Clique em “Ficheiro”, depois em “Abrir” e “Procurar” para abrir a caixa de diálogo “Abrir”. Clique no ficheiro danificado. Na lista pendente “Todos os ficheiros”, selecione “Recuperar texto de qualquer ficheiro”.
- Por vezes, é útil remover a ligação a outros objectos e desativar imagens e tipos de letra para que um ficheiro danificado possa ser restaurado. Para o fazer, tem de executar o Word no modo de rascunho. Primeiro, mude para o separador “Ver” e clique em “Rascunho” no submenu “Vistas”.
- Depois, clique no separador “Ficheiro” para chamar as “Opções” (na parte inferior). Na caixa de diálogo “Opções do Word”, selecione “Avançadas” na barra da esquerda. Desloque-se para baixo até à secção “Mostrar conteúdo do documento”. Assinale a caixa de verificação “Utilizar tipo de letra concetual nas vistas de rascunho e esboço”.
- Agora, desloque-se mais para baixo até à secção “Geral”. Aqui, desactive a caixa de verificação “Atualizar atalhos automáticos ao abrir”. De seguida, confirme com OK. É necessário fechar o Word para que as alterações tenham efeito. Da próxima vez que abrir o documento, deverá ser capaz de o chamar novamente.
- Existe também software especializado de terceiros que pode reparar ficheiros Word danificados. Estes incluem: Stellar Phoenix Word Repair Tool, EaseUS Data Recovery Wizard ou Hetman Word Recovery. Os três programas oferecem versões de teste gratuitas para pré-visualizar o conteúdo que pode ser recuperado.