4
Se você está negociando em criptomoedas e está pensando em como evitar impostos, você precisa planejar sua estratégia de vendas. Esta é a única maneira de economizar impostos legalmente
Evasão fiscal de criptomoedas: Que impostos são devidos
A negociação de criptomoedas é uma operação de venda privada e, portanto, sujeita ao imposto de renda. Se negociou em criptomoedas, também deve pagar impostos sobre elas. O comércio de criptomoedas pode assumir diferentes formas
- Se venderes a tua criptomoeda no prazo de um ano após a compra, tens de pagar imposto sobre o lucro. Deve então declarar a transação na sua próxima declaração de impostos
- A troca de criptomoedas também está sujeita a imposto sobre o rendimento. O lucro tributável resulta da diferença positiva entre os valores de venda.
- O pagamento com criptomoedas também deve ser declarado à repartição de finanças. O valor dos bens adquiridos determina, em última análise, o rendimento e, por conseguinte, também o montante do imposto.
- Se extraíres moedas, também tens de pagar impostos sobre as moedas que extraíres. Este rendimento é considerado outro rendimento.
- A propósito: também deves declarar a venda de NFTs na tua declaração de impostos. Aqui, os tokens Nun-Fungibles são tratados da mesma forma que as criptomoedas.
Como evitar o imposto
Se não quiser pagar impostos sobre os seus ganhos, existem algumas opções legais. Não declarar os ganhos é uma infração penal e pode rapidamente sair pela culatra no caso de uma auditoria fiscal. As dicas seguintes podem ajudá-lo a manter-se no lado seguro:
- O período de especulação para as criptomoedas é muito curto. Se houver mais de um ano entre a compra e a venda das moedas, a transação é isenta de impostos.
- Considere o limite de isenção para o seu lucro. Desde o ano fiscal de 2024, esse valor é de € 1000 para transações de vendas privadas. Portanto, se você ganhar menos com a negociação de criptomoedas em um ano, seus lucros não serão tributados
- Se incorrer em perdas ao negociar criptomoedas, pode também declará-las na sua declaração de impostos. Isto reduz ainda mais a carga fiscal e, em caso de dúvida, pode até isentá-lo completamente da responsabilidade fiscal.