4
Quando navega pela lista de programas instalados no seu computador, depara-se frequentemente com um serviço chamado “Bonjour”.
Bonjour da Apple: o que é realmente?
O Bonjour é instalado através de produtos Apple, como o QuickTime, mas principalmente através do iTunes. A instalação passa despercebida e não pode ser evitada.
- O Bonjour não é um programa independente que possa ser utilizado ativamente, mas sim um serviço. Este serviço é executado de forma invisível em segundo plano.
- É utilizado principalmente para que os computadores e dispositivos que partilham a sua música se possam encontrar automaticamente e por si próprios. No entanto, o serviço não é realmente útil para os utilizadores do Windows.
- Infelizmente, o serviço também é considerado uma vulnerabilidade de segurança e uma fonte de problemas. Muitos utilizadores relatam ligações à Internet ocupadas sem qualquer razão, ou mesmo mensagens de erro relacionadas com a ligação. Mais uma razão pela qual deve desinstalar o serviço
-
Como se livrar do serviço da Apple
Primeiro tente remover o serviço através do Painel de Controlo. Como isto não elimina completamente todos os ficheiros, é necessário seguir outros passos:
- Abra o Painel de Controlo e clique em “Desinstalar um programa”.
- Abra o menu Iniciar no canto inferior esquerdo e introduza “cmd” na barra de pesquisa. O programa cmd.exe – a linha de comandos do Windows – aparecerá agora na lista.
- Selecione “Bonjour” na lista de programas instalados, clique com o botão direito do rato e clique em “Desinstalar”.
- Clique nele com o botão direito do rato e selecione “Executar como administrador” no menu de contexto. Se confirmar a mensagem, abre-se a consola preta.
- O passo seguinte é diferente para sistemas de 32 e 64 bits. Por isso, verifique antecipadamente qual a variante que está a utilizar ou escreva simplesmente ambos os comandos seguintes.
- Digite os seguintes comandos na consola, um após o outro, e confirme cada um com “Enter” (ver imagem): 1. para sistemas de 32 bits: “cdProgram FilesBonjour”; para sistemas de 64 bits: “cdProgram Files (x86)Bonjour” 2. “mDNSResponder -remove” 3. “ren mdnsNSP.dll mdnsNSP.old ”
- Depois de um reinício, o serviço deve ser eliminado
- Para remover os últimos vestígios, abra os seguintes caminhos no Explorador do Windows e elimine as pastas com o nome “Bonjour”. – C:Program Files – C:Program Files (x86)
- Bonjour deve agora ser completamente removido do seu computador. No entanto, a atualização ou reinstalação do iTunes ou do QuickTime pode permitir que o serviço regresse ao seu computador sem ser detectado.