3
Pode saber-se o que é um domínio pelo nome que se introduz na pesquisa do sítio Web. Por uma boa razão, não é composto por números longos
Explicação compreensível: O que é um domínio
Na Internet, cada servidor que aloja um sítio Web tem o que é conhecido como um endereço IP – por outras palavras, uma longa série de números, como 192.168.1.1. Os domínios traduzem esses endereços IP em nomes fáceis de entender, como
- Pode aceder aos Web sites em que está interessado, introduzindo o endereço IP ou o nome de domínio na barra de endereços do browser. Para o Web site do Google, pode introduzir “173.194.70.94” ou “www.google.de”.
- É possível dividir um domínio em três partes. O domínio de primeiro nível é a terminação, ou seja, .de, .com, .to, .uk e assim por diante.
- O domínio de segundo nível, ou seja, a segunda parte do domínio, indica-lhe a página a que está a aceder. Trata-se normalmente do nome da instituição ou da empresa. Os domínios de segundo nível são, por exemplo, google.de, facebook.com,
- Os domínios de terceiro nível ou subdomínios permitem aos operadores de sítios Web separar categorias. Isto é particularmente útil se o sítio Web contiver muita informação.
- Para traduzir um nome de domínio em endereços IP, é utilizado o Sistema de Nomes de Domínio, ou DNS, que funciona como uma lista telefónica na Internet. Quando introduz um domínio no seu browser, o DNS encontra o endereço IP correspondente e encaminha-o para o site desejado.
Diferentes tipos de domínios
Os domínios podem ser classificados de acordo com o seu objetivo ou estrutura:
- Domínios genéricos:Os domínios de topo, abreviadamente designados por TLD, como .com, .org ou .info, são utilizados em todo o mundo e não têm qualquer ligação específica a um país.
- Domínios específicos de país (ccTLDs): para países como .de (Alemanha), .fr (França) ou .uk (Reino Unido).
- Novos TLDs: terminações modernas e especializadas, também conhecidas como novos domínios de topo, são, por exemplo, .tech, .blog ou .shop.