4
Se o seu ecrã piscar, isso não é apenas irritante, mas também indica um problema com o seu computador
O ecrã pisca: causas possíveis
Existem muitas causas para um ecrã intermitente. No entanto, o próprio ecrã raramente é o problema. Encontrar a causa pode, portanto, levar algum tempo e paciência.
- Em primeiro lugar, dê uma vista de olhos aos cabos que está a utilizar. Se estiverem dobrados ou mesmo partidos, a culpa pode já ser sua. Os cabos devem ser substituídos a cada poucos anos
- Verifique primeiro os seus controladores. Drivers desatualizados ou incompatíveis podem estar por trás do problema
- Se a frequência do ecrã não estiver definida corretamente, isto também pode causar cintilação. A frequência correta depende do hardware e do ecrã. Se for definida demasiado baixa, as imagens deixam de poder ser apresentadas corretamente.
- Se a placa gráfica estiver danificada, isto também pode provocar avarias. Quanto mais antigo for o hardware, maior é a probabilidade de os componentes individuais estarem com defeito.
- As interferências electromagnéticas no ambiente também podem fazer com que o ecrã fique intermitente. Os sistemas de rádio próximos, em particular, podem causar problemas no ecrã.
- Se o seu ecrã não só pisca como também fica mais lento, a sua memória de trabalho pode estar sobrecarregada.
Soluções sugeridas para um ecrã intermitente
Depois de identificar a origem da avaria, o próximo passo é tornar o dispositivo totalmente funcional novamente.
- Substitua quaisquer cabos defeituosos ou danificados. Também pode prolongar a vida útil dos seus cabos com condutas de cabos
- Se a frequência do ecrã não estiver definida corretamente, pode ajustá-la nas definições do ecrã.
- Teste o seu hardware. Ligue o monitor a outro dispositivo e verifique o ecrã. Isto permitir-lhe-á reduzir a origem do erro pouco a pouco.
- Feche os programas em segundo plano para reduzir a carga do sistema.