4
O final de Shutter Island pode causar confusão, pois há um plot twist interessante no filme com Leonardo Di Caprio
Como interpretar o final de Shutter Island
Shutter Island é um thriller de mistério de sucesso de 2010, estrelado por Leonardo DiCaprio como o marechal americano Edward “Teddy” Daniels. Ele é chamado à Ilha Shutter para um caso. Mas enquanto observa Teddy e o seu colega Chuck Aule a investigar, torna-se claro que nem tudo é o que parece.
- O final de Shutter Island reserva-nos uma verdadeira reviravolta no enredo. Teddy não é um marechal, mas um paciente do Hospital Ashecliffe para criminosos com perturbações mentais, chamado Andrew Laeddis.
- Quando a experiência falha, é marcada uma lobotomia para Laeddis. Ele já consegue ver os instrumentos cirúrgicos. Na cena final, Laeddis pergunta ao seu suposto parceiro Chuck se é melhor “morrer como um homem bom ou viver como um monstro”.
- Esta pergunta sugere que Laeddis pode ter reconhecido a verdade e tomado a decisão consciente de ser tratado como “louco”. Não é claro se ele volta à sua realidade alternativa ou se prefere aceitar a lobotomia como uma “cura” para não ter de continuar a viver com a culpa e o trauma.
-
-