49
O que acontece quando o Windows arranca pode, em termos simples, ser descrito como o carregamento da informação necessária para iniciar o computador
Windows: O que acontece passo a passo durante o arranque
Depois de ligar o computador, começa o processo de “arranque”. O sistema é carregado com todas as informações necessárias para garantir um funcionamento sem problemas. É por isso que o arranque é tão importante, porque se houver erros aqui, o computador não funcionará.
- Quando se liga o computador, este é alimentado com energia. Todos os componentes com um determinado nível de inteligência executam agora o seu procedimento habitual.
- A rotina da BIOS começa primeiro. A informação que a BIOS necessita para estes processos está localizada num chip ROM não volátil na placa principal da motherboard.
- O “Power On Self Test”, ou “POST” para abreviar, é efectuado em primeiro lugar. Todos os componentes de hardware ligados, como a placa gráfica e a unidade de disco rígido, são reconhecidos e verificados quanto à sua funcionalidade.
- Se o hardware estiver pronto a ser utilizado, a BIOS procura o sector de arranque. Este sector de início ou de arranque contém um “Master Boot Record”, que contém as informações essenciais que implicam o início do Windows.
O BIOS transfere para o Windows
Quando o processo estiver concluído, a interface do Windows aparecerá no ecrã e poderá começar a trabalhar.
- Depois que o BIOS concluir o processo de inicialização, ele passa para o Windows.
- A primeira informação sobre isto pode ser encontrada no ficheiro NTLDR. Este contém todas as informações importantes que o computador precisa para carregar o Windows.
- O chamado kernel é então carregado. Este contém os componentes centrais do Windows e dá vida ao sistema.
- Agora, os controladores e todos os ficheiros de sistema importantes são carregados até chegar finalmente ao ecrã de início de sessão do Windows. Os dados ainda estão a ser carregados, mas o processo de arranque foi concluído com êxito.
É por isso que ligar é chamado de “inicialização”
O termo “arranque” para iniciar um computador não é uma coincidência. Aqui está a explicação:
- O PC necessita de informação, ou seja, de um programa, para iniciar o processo de arranque. No passado, este comando tinha de ser introduzido através do teclado. Atualmente, isto acontece automaticamente
- Como os termos ingleses são usados para tudo, os “bootstraps” são usados neste ponto. Estes “bootstraps” permitem puxar ou calçar a bota. Neste caso, os “bootstraps” são utilizados para puxar a bota para cima.
- É por isso que o processo de arranque de um computador se chama “arranque”.
UEFI substitui a BIOS
Há já alguns anos que os computadores são fornecidos com o novo sistema de arranque UEFI.
- UEFI é um firmware que é instalado na placa-mãe pelo fabricante. Tal como a antiga BIOS, é o primeiro programa que é iniciado após a ligação.
- Este novo método verifica os componentes do computador. Se tudo estiver bem, é passado para o sistema operativo e o trabalho pode começar.
- Com a BIOS antecessora, existiam frequentemente problemas, que são contornados com a UEFI. Durante um certo tempo, ambos os sistemas foram suportados por novos produtos, mas desde 2020 quase todos eles deveriam ter mudado para UEFI.