63
Na competição Google Pixel vs. iPhone, não é apenas o preço mas também as caraterísticas que decidem qual o smartphone que melhor se adequa a si
Google Pixel vs. iPhone: quais as diferenças entre os smartphones
Google e Apple estão entre as empresas de tecnologia mais conhecidas. Ambas as empresas também produzem os seus próprios smartphones. A Google tem a série Google Pixel, a Apple vende iPhones. Mas quais são as principais diferenças entre as duas séries de smartphones?
- Sistema operativo: A primeira grande diferença diz respeito ao sistema operativo. Enquanto os smartphones Google Pixel utilizam o Android, os iPhones utilizam o sistema operativo interno da Apple, o iOS.
- Conexões: Durante muito tempo, os iPhones da Apple foram tradicionalmente equipados com um conetor Lightning. No entanto, desde o iPhone 15, o fabricante tem vindo a utilizar ligações USB-C devido a um regulamento da UE. Os smartphones Google Pixel utilizam a ligação USB-C desde a primeira geração
- Display: A Apple refere-se aos displays do iPhone como Displays Retina. De acordo com a Apple, os ecrãs Super Retina e Super Retina XDR (desde o iPhone X e o iPhone 11, respetivamente) devem oferecer alto contraste, alta precisão de cores e alto brilho, entre outras coisas. A Google não tem uma designação própria para os seus ecrãs:
- Assistente digital: desde o Pixel 4, é possível usar o Google Assistant nos smartphones Google. Se disser “Hey Google”, pode, por exemplo, fazer uma captura de ecrã, ligar o Bluetooth ou iniciar uma gravação de voz. Em 2024, a Google adicionou o assistente de IA Gemini aos ajudantes digitais. No iPhone, pode utilizar a Siri e o comando “Hey Siri” para ativar o seu assistente digital para enviar mensagens ou perguntar sobre o tempo, por exemplo.
- Play Store e App Store: Se quiser descarregar uma aplicação, pode fazê-lo através da Google Play Store num smartphone Google Pixel. Se tiver um iPhone, pode utilizar a App Store. A grande diferença, no entanto, é que as aplicações de outras fontes também podem ser instaladas nos telemóveis Google, enquanto tudo tem de passar pela App Store nos da Apple.
- Processador: desde o Google Pixel 6, a empresa vem usando seus próprios processadores Google Tensor em seus smartphones. Os processadores Qualcomm Snapdragon eram usados em modelos mais antigos. A Apple usa chips da série Bionic desde o iPhone 8, com o iPhone 16 a designação Bionic foi abandonada, mas a letra A e o número anexado a ela permaneceram (por exemplo: chip A18 no iPhone 16).
Google Pixel 9 e iPhone 16 em comparação direta
O Google Pixel 9 e o iPhone 16 são dois smartphones comparáveis. Ambos os modelos têm os seus próprios pontos fortes em termos de ecrã, duração da bateria e câmara.
- Display: O Pixel 9 tem um ecrã de 6,3 polegadas com uma resolução de 1080 × 2424 pixels. O iPhone 16 tem um ecrã mais pequeno, de 6,1 polegadas, com uma resolução superior de 2556 × 1179 pixels.
- Bateria: O Pixel 9 tem uma bateria de 4.700 mAh. A Apple não fornece um valor de mAh para o iPhone 16, mas promete até 22 horas de reprodução de vídeo e 80 horas de reprodução de áudio.
- Câmaras: O Pixel 9 oferece uma câmara grande angular de 50 MP, uma câmara ultra grande angular de 48 MP e uma câmara frontal de 10,5 MP. O iPhone 16 tem uma câmara principal de 48 MP, uma câmara ultra grande angular de 12 MP e uma câmara frontal de 12 MP.
- Preço: O Google Pixel 9 começa nos 899 euros, enquanto o iPhone 16 começa nos 949 euros (a partir de outubro de 2024).
- Dimensões: O Pixel 9 mede 152,8 × 72 × 8,5 mm e pesa 198 gramas. O iPhone 16 é ligeiramente mais compacto, com 147,6 × 71,6 × 7,8 mm e pesa 170 gramas.