Um retrato das guitarras eléctricas Gibson – da Les Paul à Explorer

by Tobias

As guitarras da Gibson caracterizaram numerosos géneros musicais, especialmente o hard rock e o metal, desde os anos 1950. Vários modelos destacam-se em particular

Gibson: Os clássicos da guitarra eléctrica apresentados

A Gibson é, juntamente com a Fender, um dos fabricantes mais conhecidos de guitarras eléctricas, que moldou a imagem e a música de inúmeros guitarristas e bandas. Embora a Gibson Guitar Corporation fabrique instrumentos desde 1902, as guitarras eléctricas só foram criadas na década de 1950.

  • A base foi lançada pela Gibson Les Paul, que é tocada por lendas como Slash, Jimmy Page e Eric Clapton. O modelo chegou ao mercado pela primeira vez em 1952 e o seu design lembrava as guitarras bulbosas de corpo semi-oco do fabricante, só que a Gibson optou por um corpo sólido completo, uma escala bastante larga e humbuckers duplos ou triplos.
  • Isto cria um som volumoso que é muito popular no blues, rock e metal. Em combinação com a ponte Tune-O-Matic e a eletrónica com quatro configurações diferentes, as guitarras Les Paul são consideradas verdadeiros cavalos de batalha, adequados tanto para principiantes como para profissionais da música.
  • Outros clássicos incluem a Gibson SG, reconhecível pelo seu duplo cutaway e corpo mais fino. Elementos como o humbucker e a ponte Tune-O-Matic ainda fazem parte do equipamento e, dependendo da versão, são até apoiados por uma alavanca de vibrato.
  • Comparada com a Les Paul da Gibson, a SG tem agudos e médios mais claramente definidos, o que significa que é usada com muito mais frequência no rock e no jazz. Entre os músicos famosos estão Angus Young, Toni Iommi e Sister Rosetta Tharpe.
  • Nota: A Gibson vende versões mais acessíveis da Les Paul e da SG através da Epiphone, o que facilita o início da aprendizagem da guitarra eléctrica ou a mudança para um novo modelo.

Gibson: Outros modelos de guitarra eléctrica bem conhecidos

A Gibson oferece outros modelos que revolucionaram o mercado das guitarras eléctricas. Estes incluem os seguintes:

  • O Flying V é um padrão das guitarras de heavy metal que se destaca pela forma de V invertido do corpo. A forma torna mais fácil alcançar os trastes mais altos e o peso é menor, o que permite solos mais complicados. Michael Schenker é um dos músicos mais importantes deste modelo.
  • A Gibson Firebird é igualmente moderna com a sua forma de corpo não convencional, que, semelhante a uma Telecaster, é adequada para rock, metal e música indie. De todas as guitarras Gibson, o som é mais parecido com o de uma Fender e concentra-se muito mais nos agudos.
  • Não podemos esquecer a Explorer, popularizada por ícones como James Hetfield e Neil Young. A sua forma futurista com as duas pontas viradas para dentro e para fora garante um excelente equilíbrio e todos os trastes são fáceis de alcançar. Os modelos Explorer são encontrados principalmente em metal, mas são adequados para rock, jazz, blues e até música country.
  • Outro ícone da Gibson entre as guitarras eléctricas é a EDS-1275, uma guitarra multi-neck com seis e doze cordas. O som caraterístico da Gibson é, no entanto, mantido e guitarristas como Jimmy Page puderam usá-la para certas músicas sem mudar de instrumento

Related Articles

Leave a Comment