Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/practical-tips.com/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the mailchimp-for-wp domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/practical-tips.com/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the soledad domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/practical-tips.com/wp-includes/functions.php on line 6114
Baixo elétrico Fender: Uma visão geral dos modelos - Practical Tips

Baixo elétrico Fender: Uma visão geral dos modelos

by Tobias

Os modelos de baixo elétrico da Fender têm tido um impacto na cena musical mundial desde a década de 1950. Os baixos P e J são os modelos de referência do fabricante

Baixo elétrico da Fender: Os clássicos em pormenor

Desde 1951 que a Fender produz não só guitarras eléctricas, mas também baixos eléctricos com corpos sólidos, que se destinavam a substituir os modelos de corpo oco ou acústicos que eram utilizados principalmente. O fabricante alcançou este objetivo com os baixos P e J.

  • O Precision Bass lançou as bases para os baixos eléctricos da Fender, que foram desenvolvidos pelo próprio Leo Fender. O P-Bass foi lançado em 1951 e o estilo do corpo é uma reminiscência da Telecaster, apenas ligeiramente maior e o braço significativamente mais longo.
  • O som é descrito como “chunky”, profundo e penetrante devido ao corpo sólido em combinação com o humbucker split-coil. Por esta razão, o baixo P estabeleceu-se em quase todos os géneros musicais, especialmente no rock, blues, punk, pop e metal. Entre os músicos mais conhecidos estão Steve Harris, Roger Waters e Monk Montgomery.
  • O Jazz Bass foi lançado cerca de dez anos depois do P-Bass e foi concebido principalmente para a música jazz. A porca mais fina e os dois pickups single-coil, que podem ser ajustados individualmente, permitem um toque mais virtuoso. O corpo assimétrico é uma caraterística distintiva típica do modelo.
  • O som é um pouco mais monótono e mais focado no baixo do que o baixo P de gama média. Isto torna-o popular no jazz, funk, punk e até na música metal. Paul McCartney, Jaco Pastorius e Marcus Miller são apenas alguns dos baixistas que utilizam este modelo.
  • Nota: Pode obter o Jazz Bass ou o P-Bass da marca Squier da Fender a preços significativamente mais baixos. Os baixos são, portanto, ideais como modelo de entrada ou de atualização.

Baixo elétrico Fender: Outros modelos populares

Os baixos P e J não são os únicos modelos da Fender. Existem outros baixos eléctricos que são caraterísticos do fabricante de instrumentos musicais.

  • Inspirado no modelo de guitarra com o mesmo nome, o baixo Mustang destaca-se pela sua escala mais curta de 30 polegadas, que oferece uma tocabilidade confortável para os principiantes. Oferece um som quente e direto e é frequentemente utilizado nos géneros eletrónico, disco e rock.
  • O Jaguar é um baixo elétrico inspirado na guitarra eléctrica Jaguar com o mesmo nome. Em termos de som, pode ser comparado a um J-bass, mas oferece um som mais individual graças à eletrónica alargada. Isto torna-o popular na música rock, punk e metal e é tocado por Troy Sanders ou Mark Hoppus.
  • O Bass VI é um modelo exclusivamente de seis cordas com um braço bastante fino e um comprimento de escala mais curto. O baixo oferece um som significativamente diferente dos modelos clássicos e usa três pickups single-coil para um som mais claro. Os Beatles e os The Cure estão entre as bandas que usaram o baixo devido à fácil transição da guitarra eléctrica.

Related Articles

Leave a Comment