213
A definição de patriarcado ainda faz parte da luta pela igualdade das mulheres na sociedade atual. O termo pode parecer desatualizado, mas ainda hoje é relevante
A definição de patriarcado ainda é uma questão atual
Os sexos sempre lutaram para saber quem detém a supremacia. Não se sabe exatamente quando surgiu o patriarcado. Também não existe uma explicação clara para o termo. Em várias teorias sociais, é entendido como um sistema patriarcal.
- Todas as relações, valores, padrões de comportamento e normas são dominados pelo pai ou pelos homens. Eles dominam, mesmo sobre as mulheres. Os homens, por outro lado, trabalham com os homens como iguais, promovendo-os e favorecendo-os.
- Os romanos também estavam familiarizados com o conceito de patriarcado. Reconheciam, por exemplo, o patriarcado judaico. O homem era considerado o chefe da comunidade judaica.
- Os gregos antigos também estavam familiarizados com o termo “patriarcado” e conheciam a estrutura social que lhe estava subjacente. Aqui também significava uma sociedade baseada na regra do pai
- O sociólogo e jurista Max Weber, por outro lado, via o patriarcado como uma forma especial de governo legítimo. No entanto, este não tinha qualquer pretensão jurídica ou lógica, uma vez que se baseava na tradição e no poder senhorial tradicional e na sua ordem.
- A definição feminista do termo alarga o patriarcado para além do domínio paterno. Não são apenas os pais que determinam o comportamento da sociedade, mas também os maridos, os irmãos, os superiores e todos os homens que têm poder sobre as pessoas nas suas posições.