244
O assistente de escrita Deepl ajuda-o a escrever textos apelativos e gramaticalmente correctos. A ferramenta de navegação gratuita é baseada numa IA.
Assistente de escrita Deepl: tornar os textos melhores
Nem sempre é fácil encontrar as palavras certas. Isto é especialmente verdade para pessoas que talvez não sejam tão proficientes com a palavra escrita. Felizmente, no entanto, existem agora ferramentas de IA que dão apoio na redação de textos – como o assistente de escrita Deepl. Dei uma vista de olhos e experimentei-o.
- Já há algum tempo que conheço e utilizo regularmente o Deepl – especialmente para traduções. Ao contrário de alguns outros programas de tradução, como o do Google, a Deepl “cospe” traduções úteis sem formulações estranhamente amadeiradas. As minhas expectativas em relação ao assistente de escrita da Deepl eram correspondentemente elevadas:
- Para o meu teste do assistente de escrita do Deepl, basta introduzir https://www.deepl.com/de/write no browser e ele leva-me à página desejada.
- Opticamente, o assistente de escrita é exatamente igual ao tradutor do Deepl. No lado esquerdo, encontro uma máscara de entrada na qual posso escrever ou copiar o meu próprio texto.
- Diretamente acima do texto, posso selecionar a língua em que pretendo escrever o meu texto. Até agora, estão disponíveis para seleção o alemão, o inglês (britânico) e o inglês (americano). (a partir de junho de 2024) Quando introduzo o texto, é apresentada simultaneamente uma variante optimizada no campo de texto do lado direito:
- As alterações são apresentadas numa fonte verde e sublinhadas, os textos e passagens de texto que não foram alterados permanecem a preto. Isto permite-me reconhecer rapidamente se e quais as alterações que o Assistente de Escrita do Deepl está a sugerir. Prático: Se forem sugeridas várias alterações, por exemplo, para diferentes sinónimos de uma palavra, são apresentadas outras alternativas em letra pequena por baixo.
Pequenos pontos fracos no estilo nominal e nos adjectivos
A IA do assistente de escrita da Deepl “presta atenção” a diferentes aspectos dos textos escritos. Destaca erros ortográficos e vírgulas em falta, bem como frases e expressões coloquiais e frases demasiado longas ou sinónimos de determinadas palavras.
- A minha experiência: Os erros gramaticais são reconhecidos e corrigidos com um elevado grau de fiabilidade. Os erros de digitação também são identificados e corrigidos. A IA também é fiável quando se trata de frases longas e complicadas e de formulações estranhas. Aqui, o assistente de escrita da Deepl divide as frases longas em várias frases curtas e simplifica as afirmações.
- No estilo nominal, que muitas vezes não é tão popular, há apenas alterações provisórias. “A polícia perseguiu os fugitivos até à meia-noite” foi aceite aqui em vez de sugerir “A polícia perseguiu o fugitivo até à meia-noite”.
- O salmão vive principalmente nas águas temperadas a árcticas, costeiras do Oceano Atlântico. Passa a sua fase de crescimento no Mar Azul.”
- O Deepl também aceita, por vezes, adjectivos supérfluos ou até dá uma alternativa completamente incorrecta. Como exemplo de frase, introduzi o seguinte texto, que está deliberadamente redigido de forma desfavorável e repleto de erros: “O salmão vive principalmente nas águas costeiras temperadas a árcticas do Oceano Atlântico e vive no mar azul durante a sua fase de crescimento. “
- A frase foi dividida em duas frases. A Deepl também fez muitas coisas correctas do ponto de vista gramatical. O que é desfavorável, no entanto, é que o assistente de escrita não retirou o adjetivo supérfluo “azul” antes de mar, mas transformou “im blauen Meer” na variante errada “im Blauen Meer”. Por causa do “in”, a IA assumiu que “blue” tinha de ser substantivado. O mar por detrás foi, aparentemente, completamente “ignorado”.
- Conclusão: Para uma ferramenta de IA gratuita que pode ser utilizada rápida e facilmente no browser e, portanto, sem qualquer registo, o assistente de texto Deepl faz um bom trabalho. A ferramenta ainda tem algumas falhas menores e maiores. Mas também aqui, a IA irá provavelmente continuar a desenvolver-se ao longo do tempo