134
A expressão “bottle episode” vem da indústria cinematográfica. O termo foi criado pela autora e produtora americana Leslie Stevens
“Bottle episode” – um pequeno termo com um grande impacto
Por detrás do termo “bottle episode” está algo muito elementar, especialmente para a indústria cinematográfica, nomeadamente muito dinheiro.
- O termo “bottle episode” ou “bottle show” foi criado nos anos 60 pelo produtor Leslie Stevens. Há muito dinheiro por detrás da indústria cinematográfica e a maioria das produções ultrapassa muito rapidamente a barreira do milhão. Isto é ainda mais verdade no caso de filmagens elaboradas, como Star Trek, James Bond ou Spider Man.
- Stevens, que na altura produzia a série televisiva de sucesso “The Outer Limits”, estava naturalmente interessado em manter os custos sob controlo. E assim, no espírito de maximizar os lucros, foi criado o nome Bottle episode.
- O significado de “episódio de garrafa” é o seguinte: Tirar simplesmente um episódio de um filme de uma garrafa, como um génio. Especificamente, Stevens quis dizer: Que um episódio é produzido com o menor esforço possível, o que, consequentemente, resulta em custos comparativamente muito baixos.
- Com o menor esforço possível significa que as cenas são produzidas com “apenas” alguns actores, na medida do possível. Por exemplo, um “episódio de garrafa” poderia ser assim: os actores estão na cozinha. Enquanto preparam uma refeição para uma reunião de amigos, são discutidos alguns problemas. À medida que o episódio avança, alguns amigos juntam-se a eles para animar um pouco a trama.
- Em suma: “Bottle episode” tenta obter o melhor efeito possível com recursos muito limitados, como dinheiro e tempo. Quase não há custos para as cenas a filmar, uma vez que tudo o que é necessário já está disponível. Não são necessárias filmagens em locais caros, nem acrobacias elaboradas ou mesmo efeitos especiais.