147
Temu é uma plataforma online que é mais perigosa do que parece à primeira vista. Os produtos que são perigosos para a saúde aparecem repetidamente
Porque é que o Temu é por vezes classificado como perigoso
Temu está a estabelecer-se cada vez mais como uma plataforma de compras e atrai clientes com preços muito baixos. Mas há uma razão para os produtos baratos e estes não devem ser comprados sem pensar duas vezes.
- É fundamentalmente questionável se os preços baixos da Temu podem ser acompanhados de salários justos, horários de trabalho e saúde e segurança no trabalho para os funcionários.
- Além disso, a Temu oferece produtos que também podem ser perigosos para os consumidores, uma vez que as normas europeias são contornadas e, consequentemente, os preços são reduzidos.
- Um exemplo adequado é a substância DBP. Em quantidades elevadas e com contacto prolongado, esta substância pode reduzir o número de espermatozóides nos homens e ter um efeito nocivo no feto nas mulheres. O plastificante DBP foi encontrado em quantidades demasiado elevadas nos botões de uma camisa, como mostra o relatório PULS da Bayerischer Rundfunk
- Além disso, as jóias contêm frequentemente mais cádmio do que o permitido pela UE. Esta substância é suspeita de ser cancerígena e também de danificar os rins.
- Para além disso, os produtos Temu, como os brinquedos, podem conter mais plastificantes do que os limites permitidos. Em quantidades excessivas, estes são também cancerígenos e prejudiciais para o desenvolvimento da criança.
Deficiências de segurança nos produtos Temu
Para além das substâncias perigosas, existem outras razões pelas quais os produtos Temu podem ser inseguros e perigosos.
- Como o programa “Servicezeit” da WDR descobriu num teste, os aparelhos electrónicos da Temu também são problemáticos. Pode acontecer que os certificados da UE sejam falsificados e que os aparelhos sejam colocados no mercado, apesar de não cumprirem as directrizes de segurança
- Um bom exemplo disto é uma máquina de fazer batidos. É essencial que só possa ser ligada quando ninguém consegue alcançar a lâmina. Este nível de segurança não existia num produto Temu testado pela WDR. Outros aparelhos de cozinha, como uma panela a vapor que não tinha um condutor de terra de proteção, também atraíram atenção negativa. As consequências podem ser choques eléctricos e incêndios.
- Além disso, os brinquedos para crianças da empresa chinesa de venda por correspondência não são muitas vezes suficientemente bem fabricados. Os animais de peluche podem ser desmontados com demasiada facilidade para que os olhos do peluche possam ser engolidos, por exemplo.
- Antes da sua próxima compra, pense bem se os preços baixos valem os riscos ou se prefere investir um pouco mais de dinheiro em artigos de qualidade que vão durar mais tempo.