260
Há uma razão simples para os flamingos serem cor-de-rosa. A sua cor marcante está relacionada com a comida que as aves comem
Flamingos: Porque é que são cor-de-rosa
Os flamingos são conhecidos pela sua bela plumagem cor-de-rosa e pelo seu bico especial. Todas as espécies de flamingos são muito semelhantes. Outras características, para além da sua coloração, são as suas longas pernas e o seu longo pescoço. As aves podem atingir até 1,50 metros. Os flamingos podem ser encontrados em toda a América, África e sudoeste da Ásia. O chamado flamingo cor-de-rosa pode mesmo ser encontrado em partes da Europa, embora a sua plumagem seja mais branca-rosada.
- Os flamingos não nascem com a sua plumagem cor-de-rosa. As aves jovens ainda têm penas brancas, que mudam para uma plumagem cinzenta nas primeiras quatro semanas
- Um flamingo só adquire a sua plumagem de adulto após vários anos. As patas também só ficam cor-de-rosa com o passar dos anos, geralmente após cerca de três anos.
- A coloração cor-de-rosa deve-se à comida que os flamingos comem. Os seus alimentos preferidos são os caranguejos e as algas. A artémia em particular, que pode ser encontrada em lagoas e água salobra, ajuda as aves a desenvolver a sua penugem colorida.
- Estes camarões especiais alimentam-se de algas unicelulares de cor rosa. As algas contêm carotenóides, que também se encontram nas cenouras. Se os flamingos comerem os caranguejos, também absorvem os pigmentos fotossintéticos
- Dependendo dos nutrientes, a cor dos flamingos pode variar entre o branco-rosado e o rosa escuro. Na Bolívia, por exemplo, há flamingos que vivem no lago da Laguna Colorada cuja pelagem felpuda é quase vermelha.
- O efeito responsável pela coloração das penas dos flamingos também pode ser observado nos seres humanos. Por exemplo, se comermos muitas cenouras ou outros alimentos com carotenóides, a pele fica ligeiramente alaranjada.
- A cor rosa é particularmente importante para a reprodução. As fêmeas de flamingos preferem companheiros com uma plumagem de cores vivas.
- Além disso, os flamingos também podem voltar a perder a cor. Os animais que vivem em más condições, bem como em cativeiro, adquirem um tom cinzento.