269
Pode ter de pagar impostos sobre os lucros na Coinbase. Os regulamentos aqui diferem daqueles para investimentos normais
Aumentar o dinheiro na Coinbase: os impostos são devidos neste caso
As criptomoedas são tratadas de forma diferente dos investimentos financeiros normais em termos legais. Por conseguinte, aplicam-se regulamentos diferentes.
- De acordo com a lei alemã, o Bitcoin e outras criptomoedas não têm curso legal nem são valores mobiliários. Por conseguinte, não é devido qualquer imposto de retenção na fonte
- Em vez disso, a Bitcoin e outras criptomoedas são normalmente reconhecidas como “outros activos”, semelhantes a outros valores.
- Se converter bitcoins noutras moedas ou as utilizar para pagar compras, isto é considerado uma “transação de venda privada” e está isento de impostos sob certas condições.
- Os lucros obtidos com Bitcoin ou outras criptomoedas só têm de ser tributados se vender os activos menos de um ano após a compra e o lucro da venda for superior a 600 euros.
- Se detiver criptomoedas durante mais de um ano e só as vender após esse período, os lucros realizados estão isentos de impostos.
Ganhos obtidos através da Coinbase: como devem ser tributados
Os lucros das transacções de criptomoeda são reconhecidos em “outros rendimentos” e tributados à taxa normal de imposto sobre o rendimento.
- A data de compra e venda, o preço de venda, os custos de aquisição e de capitalização, bem como o lucro ou perda resultante, devem ser registados na contabilidade.
- Se utilizou a Coinbase para negociar, a função de relatório é adequada para documentar a informação necessária.
- Depois de clicar no nome da sua conta no ecrã inicial do site (canto superior direito), existe uma opção “Impostos”. Se seguir a página, pode ver o seu histórico de transacções em Relatórios (ver imagem).
- Se gerar um relatório, pode ver a que horas e em que montante transaccionou as suas criptomoedas. Podes usar esta informação para a tua declaração de impostos.