283
“Guerreiro da Justiça Social”, ou “SJW” para abreviar, tem uma conotação negativa nos dias de hoje. No entanto, o termo tinha originalmente uma conotação positiva.
Origem e significado da expressão “Guerreiro da Justiça Social “
Assim como o termo “woke”, “social justice warrior” tinha originalmente um significado positivo, mas hoje em dia é usado de forma zombeteira ou depreciativa.
- O termo teve origem no inglês e traduz-se como “guerreiro da justiça social”. Quando o termo foi cunhado – presumivelmente na década de 1940 ou 1990 – tinha um significado neutro a positivo.
- Um guerreiro da justiça social foi originalmente usado para descrever pessoas que defendiam a justiça social e o progresso social e lutavam contra a discriminação e o tratamento desigual – quer em termos de classe, cor da pele ou género.
- Por volta de 2011, no entanto, a forma como o termo foi utilizado mudou. O termo pode ser usado de forma zombeteira, provocadora e, portanto, benevolentemente jocosa, mas também pode ser usado com uma intenção depreciativa, ofensiva e deliberadamente desacreditadora. As forças conservadoras nos EUA, em particular, utilizam o termo de uma forma negativa
- No entanto, o termo também se estabeleceu fora do discurso de direita e mesmo em círculos mais à esquerda para descrever pessoas cujos esforços progressistas são exagerados aos olhos da pessoa que o usa.
- Isto pode ter implicações muito diferentes. Normalmente, trata-se de certas afirmações ou esforços – particularmente os motivados por políticas de identidade – que são vistos como demasiado extremos.
- Além disso, existe a impressão ou o sentimento de que as pessoas a quem se dirige estão a usar a sua indignação em relação a queixas e injustiças sociais para obter aplausos e para demonstrar e confirmar a sua própria superioridade moral.