443
Pagar online se tiveres menos de 18 anos não é normalmente um problema. No entanto, existem algumas restrições consoante o método de pagamento
Pagando online com menos de 18 anos: uma visão geral das opções
Os menores têm geralmente opções limitadas para pagar online, uma vez que muitos métodos de pagamento exigem uma idade mínima. Os cartões pré-pagos ou as contas especiais para crianças e jovens são opções que podem ser adequadas.
- Cartões de crédito pré-pagos: Alguns bancos oferecem cartões de crédito pré-pagos que podem ser criados pelos pais para os seus filhos. Estes cartões funcionam de forma semelhante aos cartões de crédito normais, mas não requerem uma verificação de crédito ou uma idade mínima.
- PayPal: Os menores podem criar uma conta PayPal e associá-la à conta bancária dos pais para efetuar pagamentos online. No entanto, é importante notar que os termos de utilização do PayPal fixam a idade mínima em 18 anos. Isto significa que a conta deve ser registada em nome dos pais
- Cartões de oferta: os menores podem utilizar cartões de oferta de lojas ou plataformas online como a Amazon, iTunes ou Google Play para fazer compras. Esta é uma solução simples que pode ser comprada em muitos supermercados ou outras lojas, por exemplo.
- Transferências: Em alguns casos, os menores podem efetuar transferências online utilizando a conta bancária dos pais.
Abrir uma conta corrente com menos de 18 anos: Estas opções existem
Há muitos bancos que também permitem que os menores de 18 anos abram uma conta.
- Os pais têm a possibilidade de abrir uma conta corrente para os seus filhos. Este tipo de conta é conhecido como conta-criança, conta-jovem ou conta-estudante, por exemplo.
- A conta é uma conta de pleno direito, mas não inclui uma facilidade de descoberto. Isto significa que só pode gastar o montante que tem na conta.
- Note, no entanto, que estas contas têm uma idade máxima até à qual as pode manter. Alguns bancos oferecem contas até aos 18 anos, outros até aos 22 ou 27 anos. Estes bancos são, por exemplo, o Postbank, o Commerzbank, o DKB, o Comdirect e o Norisbank (a partir de janeiro de 2024).
- A restrição de idade também está sujeita a condições. Por exemplo, por vezes, tem de provar que é aluno ou estudante.