369
Uma inundação repentina é geralmente causada por chuvas fortes e intensas num curto período de tempo. Surgem muito repentinamente e são particularmente perigosas para as pessoas, pois podem varrer tudo e ocorrem inesperadamente
Como é que ocorre uma inundação repentina? Explicação simples
Uma inundação repentina é a presença de demasiada água, de tal forma que os sistemas hídricos a jusante e o solo já não a conseguem absorver.
- As inundações repentinas são geralmente causadas por chuvas fortes e repentinas com grande intensidade num período de tempo muito curto. Isto torna-se rapidamente um perigo, especialmente em regiões normalmente secas.
- Isto é causado por eventos de precipitação intensa que provocam a subida do nível da água. O solo fica saturado num curto espaço de tempo, fazendo com que a água escorra da superfície e varra tudo como ondas de inundação crescentes.
- Ao contrário de outros tipos de inundações, as cheias repentinas também podem ocorrer longe das massas de água. Geralmente ocorrem localmente e atingem pequenas massas de água.
Inundações e tempestades
Uma inundação é uma situação em que é excedido um determinado valor limite de uma massa de água.
- Nas cheias dos rios, não são as águas das cheias que causam danos, mas sim os longos períodos de água parada e a poluição causada pelos contaminantes. São normalmente afectadas grandes áreas. A duração das cheias varia entre alguns dias e várias semanas. A causa é geralmente a precipitação intensa, que pode provocar inundações.
- Para além destes factores, o solo e a vegetação também determinam os efeitos. O solo saturado, congelado ou mesmo impermeabilizado, por exemplo devido ao cimento, não consegue absorver a água, o que significa que demasiada água se acumula muito rapidamente no curso de água, que por sua vez transborda as suas margens. Os seres humanos também têm influência no potencial de inundação. Os aglomerados populacionais, por exemplo, favorecem as inundações. As zonas de risco são sobretudo as que se situam perto do rio.
- As tempestades, por outro lado, ocorrem na costa. Aqui, ventos fortes ou tempestades transportam a água do mar através de ondas altas para a terra, fazendo com que o nível da água suba e a terra seja inundada. Para além disso, pode ocorrer a chamada maré de primavera, em que as marés alta e baixa são mais fortes do que o habitual devido à constelação sol-terra-lua.