479
Se o leasing vale a pena para os particulares depende de vários critérios. As diferenças em relação ao leasing comercial também devem ser tidas em conta.
Para quem é que o leasing para particulares vale a pena
Um leasing automóvel é a alternativa à compra de um carro novo. Em vez de uma compra, é celebrado um “contrato de leasing”, muito semelhante ao contrato de aluguer de habitação.
- No final do período de contrato especificado, o veículo é devolvido ao concessionário.
- A diferença em relação ao leasing comercial é que o comerciante pode deduzir os custos dos impostos.
- Isto dá-lhe uma grande vantagem em relação a um particular, mesmo que as prestações do leasing sejam um pouco mais elevadas.
Outras vantagens e desvantagens
É claro que existem muitos outros factores que devem ser considerados ao decidir entre a compra e o leasing. Estes factores dependem basicamente da pessoa ou da situação.
- Outra vantagem é a possibilidade de integrar no contrato a manutenção e as reparações por desgaste. É claro que isto também está associado a custos, mas o cliente tem assim uma segurança de planeamento a cem por cento para os próximos anos.
- No entanto, esta segurança de planeamento também pode ser uma desvantagem. Se os planos mudarem, um contrato de leasing é vinculativo e torna-se inflexível. Uma retoma do contrato de arrendamento também só é possível em casos excepcionais, o que seria a única forma de sair do contrato.
- Resumo: Qualquer pessoa que queira planear a longo prazo, que não deseje flexibilidade durante o período do contrato e que tenha um rendimento seguro de montante suficiente pode considerar o aluguer privado. O pré-requisito básico continua a ser o desejo de ter um carro novo, caso contrário, existem inúmeras alternativas mais baratas.