451
O hack do DAO manteve a comunidade criptográfica em suspense em 2016. Um hacker roubou vários milhões de euros de Ethereum.
O hack do DAO em resumo
Vale a pena saber sobre o hack do DAO em 2016:
- O hack do DAO refere-se ao roubo de mais de 2 milhões de tokens ETH (Ethereum; ETH) no valor de cerca de 50 milhões de dólares da empresa autónoma descentralizada (DAO) em 2016.
- O hack do DAO foi possibilitado por uma vulnerabilidade na implementação do contrato inteligente do sistema DAO.
- O hack foi efectuado por um ou mais atacantes que exploraram a vulnerabilidade no código para desviar Ether do sistema DAO.
- De acordo com a Forbes, o hack foi efectuado pelo austríaco Toby Hoenisch. Até à data, este último tem negado veementemente o assalto, embora muitas provas não o ilibem.
O rescaldo do ataque do hacker
O hack do DAO não deixou a comunidade Ethereum e criptográfica sem preocupações
- O hack causou uma divisão na comunidade Ethereum, já que alguns membros votaram por um hard fork para recuperar o Ether roubado, enquanto outros viram isso como uma violação dos princípios de descentralização do Ethereum.
- O hard fork levou à criação do Ethereum Classic (ETC), um fork do Ethereum que não recuperou o Ether roubado.
- O hack do DAO foi um marco (negativo) na história das criptomoedas e levou a uma intensa discussão sobre a segurança dos contratos inteligentes e o papel dos hard forks em redes descentralizadas.
- O hack realçou a importância das auditorias de segurança e da revisão minuciosa do código aquando do desenvolvimento de contratos inteligentes.
- O hack do DAO levou a uma maior consciencialização dos riscos das criptomoedas e contribuiu para o desenvolvimento de medidas de segurança e melhores práticas na indústria.
- O hack do DAO também teve um impacto no preço do Ethereum, que caiu rapidamente, mas depois se recuperou.
- O hack da DAO é um exemplo de como é importante melhorar continuamente a segurança das criptomoedas e dos sistemas de blockchain para evitar tais incidentes no futuro.