269
Quem quiser invernar crisopídeos dentro de casa deve ter em conta que tem de proporcionar aos delicados insectos um clima e uma alimentação adequados.
Porque é que os crisopídeos devem invernar dentro de casa
É uma pena que os crisopídeos sejam desconhecidos para muitos. Assim que estes delicados insectos aparecem em casa, são normalmente combatidos. Mas vale a pena protegê-los, porque são perfeitos protectores das plantas. As suas larvas alimentam-se de pulgões.
- Um crisopídeo põe até 350 ovos, de preferência em plantas infestadas de pulgões. Normalmente, há duas gerações de crias por ano, por vezes até três.
- É por isso que vale a pena encorajar as populações de crisopídeos no jardim, o que pode ser feito, por exemplo, pintando de vermelho as caixas de invernada de madeira, acumulando folhas de outono e plantando plantas com flores de outono ricas em néctar.
- Se mantiver uma população de crisopídeos em sua casa, as suas plantas também beneficiarão dos insectos que comem pragas.
-
Esta é a forma como a sobrevivência do crisopídeo em casa funciona
Se encontrar ratos de renda atrás da sua cortina ou de uma moldura no inverno ou no final do outono, por exemplo, eis o que pode fazer:
- Se o crisopídeo não estiver em rigor mortis e o local onde estava sentado estiver relativamente quente, alimente o animal. Pode oferecer-lhe água com açúcar ou mel, ou pedaços de fruta. Caso contrário, o inseto adulto não sobreviverá.
- Se acabaste de ter uma infestação de pragas nas tuas plantas de casa, podes tentar colocar o crisopídeo nelas depois. No entanto, o quarto não deve estar demasiado quente nem demasiado seco.
- Não esperes muito de um único asa de renda. Se só houver um animal – fêmea ou macho – em casa, ele não se pode reproduzir.
- Claro que, a menos que queiras prejudicar os crisopídeos, não deves pulverizar insecticidas nos teus canteiros de flores ou noutros locais da casa
-
-