545
GPS funciona através de uma rede de cerca de 30 satélites. Muitos dispositivos, como aparelhos de navegação, telemóveis ou tablets, estão equipados com GPS
Como funciona o GPS
A nossa Terra é orbitada por um grande número de satélites GPS. Estes transmitem permanentemente a sua posição e a hora atual para a Terra. GPS significa Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) e é um sistema de navegação por satélite utilizado para determinar a posição exacta na Terra.
- Para que um dispositivo GPS possa determinar a sua própria posição, tem de estar em contacto com pelo menos quatro satélites GPS. Quanto maior for o número de satélites, maior será a precisão com que a sua posição e velocidade podem ser determinadas.
- O GPS é constituído por uma rede de cerca de 30 satélites que orbitam a Terra a uma altitude de cerca de 20.000 quilómetros. Estes satélites transmitem constantemente sinais que são recebidos pelos receptores GPS na Terra.
- O dispositivo GPS calcula a sua própria posição a partir das posições e da hora enviadas pelos satélites GPS. Isto é feito utilizando o tempo que o sinal do satélite demora a chegar à unidade e a posição transmitida do satélite.
- A sua própria velocidade é então calculada a partir do tempo necessário para percorrer a distância entre duas coordenadas GPS determinadas.
Vale a pena conhecer o GPS
O GPS tornou-se uma parte indispensável da civilização moderna.
- O GPS é extremamente preciso e pode atingir uma exatidão de posição de alguns metros. No entanto, em alguns casos, a precisão pode ser afetada por obstáculos como edifícios ou folhagem densa.
- Alguns receptores GPS modernos podem receber sinais de vários sistemas para melhorar ainda mais a precisão e a fiabilidade.
- O GPS tem tido impacto nas nossas vidas de muitas formas, desde facilitar a navegação até melhorar a segurança em situações de emergência.
- Também abriu novas possibilidades para actividades e aventuras ao ar livre e tornou-se uma ferramenta indispensável para muitas pessoas.
-
-