494
Quando se tem febre, é importante comer os alimentos certos para fortalecer o sistema imunitário. Muitos líquidos e alimentos quentes e ricos em vitaminas são a combinação ideal. O curso da doença pode ser aliviado e encurtado por uma dieta adequada.
Alimentos para a febre: Canja de galinha para o corpo e para a alma
- O clássico para todos os tipos de doenças é a canja de galinha. Feita em casa com uma sopa de galinha fresca e ervas valiosas, sabe melhor quente. A sopa serve para hidratar o corpo e repõe o equilíbrio de sal do corpo com a ajuda do caldo.
- Os alimentos que contêm zinco são uma boa ajuda contra a febre. Este oligoelemento encontra-se no peixe, no leite, no queijo e nas papas de aveia, por exemplo, e reforça as defesas do organismo. É importante tomá-lo logo no início de uma doença.
- A maioria dos doentes com febre prefere alimentos frescos e ligeiros. No entanto, deve ter-se o cuidado de comer alimentos quentes, como sopa ou chá. O calor promove a circulação sanguínea e tem um efeito diaforético. Isto ajuda a combater a infeção quando se tem uma constipação.
Outros remédios para a febre
Para repor o equilíbrio de sal e fluidos do corpo, é importante não só comer corretamente durante uma febre. Mostramos-lhe outras dicas que ajudam a combater a febre.
- O corpo transpira quando se tem febre alta e, por isso, perde muito líquido. Por isso, deve beber pelo menos dois litros por dia. Para além da água, as bebidas adequadas são os sumos de fruta com vitaminas e os chás de ervas.
- Qualquer que seja a doença subjacente que provoca o aumento da temperatura corporal: a febre deve ser baixada, se necessário, para não sobrecarregar demasiado o corpo. Isto pode ser medido com um termómetro clínico. Neste caso, é aconselhável tomar medicamentos como paracetamol ou ibuprofeno.
- As boas e velhas compressas na barriga da perna também podem ajudar a reduzir a febre.