Os tomates precisam de muitos nutrientes e, por isso, são altamente nutritivos. Neste artigo, aprenderá quais os remédios caseiros simples e os fertilizantes profissionais que pode utilizar para obter um rendimento ótimo dos seus tomates.
Fertilizar os tomates com remédios caseiros
Se queres fertilizar os teus tomates, não precisas de recorrer imediatamente a fertilizantes profissionais. Os remédios caseiros simples também podem garantir o crescimento das plantas, fornecendo-lhes um suprimento ideal de nutrientes suficientes. Estes remédios caseiros são óptimos para fertilizar os tomates:
- Estrume líquido de urtiga: Para utilizar o estrume líquido de urtiga como fertilizante, deve diluí-lo numa proporção de 1:10. Fertiliza os tomates com ele a cada 2 semanas até que floresçam.
- Composto: Ao plantar os tomates, podes misturar 3 a 5 litros de composto por metro quadrado no solo.
- Estrume de cavalo: Misture bem o estrume com a terra ou deixe-o secar antes para evitar possíveis queimaduras na planta.
Os fertilizantes profissionais proporcionam uma distribuição óptima dos nutrientes necessários para o tomate. Estes geralmente têm 3 g de nitrogénio, 4 g de magnésio, 3,8 g de potássio e 0,5 g de fosfato e são baseados diretamente nas necessidades nutricionais das plantas. Pode escolher entre fertilizantes líquidos ou em sticks e gotas:
- Pode distribuir o fertilizante líquido uniformemente sobre o solo do canteiro. Uma vantagem é que o fornecimento extra de líquido pode evitar que os tomates sequem:
- O fertilizante pode ser colocado no solo perto da raiz. Isto dará aos tomates um abastecimento suficiente para um período de até 3 meses.