398
A WLAN pode ser encontrada em quase todos os lares actualmente, mas como é que a WLAN funciona realmente? Neste artigo, irá descobrir como é que a tecnologia popular é possível
WLAN: Como funciona a tecnologia
A abreviatura WLAN significa Wireless Local Area Network, que significa uma rede local sem fios. Tudo o que é necessário para a WLAN é um router. Normalmente, este é fornecido pelo seu fornecedor de Internet quando assina um contrato DSL.
- Se a função WLAN tiver sido activada no router, este está constantemente a transmitir: Dependendo da tecnologia utilizada, a WLAN transmite numa frequência entre 2400 e 5725 MHz. Outros dispositivos compatíveis com WLAN, como smartphones e computadores portáteis, reconhecem a rede WLAN e podem ligar-se ao router introduzindo a palavra-passe WLAN.
- Assim que a ligação é estabelecida, o dispositivo ligado obtém acesso à Internet. Um router pode fornecer WLAN a vários dispositivos ao mesmo tempo. A vantagem clara da WLAN: funciona sem fios e, na melhor das hipóteses, tem uma ligação à Internet em qualquer lugar dentro das suas próprias quatro paredes.
Velocidade da WLAN
A velocidade da sua WLAN depende de vários factores.
- Por um lado, a norma WLAN utilizada é relevante. A tecnologia está em constante desenvolvimento. As normas mais comuns são 802.11n, 802.11ac e 802.11ax. Com a última e mais actual norma, são possíveis até 9,6 Gbit/s.
- No entanto, estes são apenas valores teóricos. Regra geral, a velocidade da sua WLAN não é limitada pelo router, mas sim pela sua ligação à Internet. As tarifas começam em 16 MBit/s e terminam em 1 GBit/s.
- O dispositivo final com o qual pretende utilizar a WLAN também desempenha um papel importante. Normalmente, os dispositivos desactualizados não conseguem utilizar toda a largura de banda. Além disso, se estiver ligado à WLAN com vários dispositivos finais ao mesmo tempo, a largura de banda dos dispositivos individuais é reduzida.
Tão segura é a WLAN
Não tem de se preocupar muito com a segurança da sua WLAN hoje em dia. Se tiver algumas coisas em mente, o seu acesso WLAN é relativamente seguro.
- A encriptação é a medida mais importante para proteger o seu acesso WLAN. Os routers mais recentes utilizam a norma WPA ou WPA2 para este efeito. O WPA2 é mais seguro do que o WPA, mas ambos são considerados suficientemente seguros. Por vezes, os dispositivos mais antigos ainda utilizam a norma WPE, mas esta é relativamente fácil de decifrar, pelo que já não deve ser utilizada.
- O acesso à WLAN deve ser sempre protegido com uma palavra-passe para que ninguém do exterior possa penetrar no sistema. Ao criar uma palavra-passe segura que não pode ser facilmente adivinhada por estranhos, está a aumentar a segurança da sua ligação WLAN.