566
Se quer arrefecer o seu apartamento, pode fazê-lo sem ar condicionado com alguns truques. O segredo: uma ventilação correcta e dispositivos de refrigeração práticos
Arrefecer o seu apartamento sem ar condicionado: os melhores conselhos e truques
Se o Verão voltar a ser insuportavelmente quente e não tiver ar condicionado instalado, existem ainda algumas formas de manter o seu apartamento fresco:
- Prepare-se e siga as previsões do tempo. Se estiver prevista uma vaga de calor ou um dia particularmente quente, pode tomar medidas antecipadas para evitar que o calor entre no apartamento.
- Ventilar transversalmente durante a noite. O ar é mais fresco à noite, por isso pode ventilar transversalmente para deixar entrar o ar fresco no apartamento.
- Uma ventoinha. Esta ajuda a manter o ar em movimento e provoca um efeito de arrefecimento perceptível através do vento gerado artificialmente. Também pode equipar a ventoinha com panos húmidos. Estes também ajudam a espalhar a frescura. No entanto, tenha sempre em mente que só a corrente de ar gera o arrefecimento subjectivo e que as ventoinhas normalmente só ajudam quando a temperatura exterior é inferior à temperatura do corpo (normalmente 37 graus Celsius).
Arrefecimento sem ar condicionado – há ainda mais opções
Existem muitas outras formas de arrefecer a sua casa quando as temperaturas são elevadas. Para isso, recorra a mais algumas dicas privilegiadas.
- Mantenha as janelas e portas fechadas durante o dia. Se as portas tiverem grandes aberturas de vidro através das quais os raios de sol penetram na casa, escureça-as.
- Se não tiver uma ventoinha no apartamento, também ajuda pendurar lençóis de algodão grandes e húmidos, como lençóis de cama, à volta do apartamento.
- Isto traz humidade e frescura para a divisão à medida que a água se evapora.