511
A utilização da Internet faz parte integrante da vida quotidiana nos dias de hoje. Mas como é que a rede das redes funciona de facto?
O que é a Internet?
- Os pontos fulcrais para a troca de dados e, por conseguinte, uma parte importante da Internet são os nós da Internet. Estes estão distribuídos por todo o mundo e transmitem dados uns aos outros. Em regra, vários, por vezes centenas de fornecedores de serviços estão ligados a um nó de Internet. Dentro do nó da rede, os dados são trocados entre os fornecedores. Medido pela quantidade de tráfego de dados, o maior nó Internet do mundo está localizado em Frankfurt am Main, onde está distribuído por cerca de 19 centros de dados.
- Os fornecedores, por sua vez, permitem que os seus clientes, como empresas ou particulares, acedam à Internet, fornecendo ligações adequadas, como DSL ou LTE.
- A família de protocolos da Internet, por exemplo, especifica que os dados a transmitir são divididos em pequenos pacotes no remetente, depois são transmitidos e montados novamente no destinatário.
- Para garantir que um pacote de dados sabe de onde vem e para onde deve ser enviado, cada computador envolvido na comunicação recebe um endereço único, o endereço IP. Este é constituído por quatro blocos de dígitos separados por pontos. Uma vez que quase ninguém se consegue lembrar dos endereços IP dos sítios Web visitados ou de outros serviços, existe o Sistema de Nomes de Domínio (DNS). Com este sistema, em vez de endereços IP na Internet, é possível utilizar nomes descritivos para os sítios Web, ou mais precisamente, para os servidores da Internet. Estes nomes são conhecidos como endereços de Internet, endereços WWW ou URLs.
-
-
O que é que acontece quando chamo uma página da Internet?
Acessar uma página da Internet é apenas um dos inúmeros casos de utilização na Internet. No entanto, este exemplo pode ser utilizado para explicar simplesmente como se processa a comunicação na Internet. Este é o princípio básico de como a Internet funciona.
- Quando introduz um URL no browser, é enviado um pedido ao seu fornecedor quando prime a tecla Enter. O fornecedor resolve primeiro o nome, ou seja, converte o nome no endereço IP do servidor de destino. O servidor de destino é o servidor no qual está armazenado o sítio Web que procura.
- Depois de o pedido ter chegado ao seu destino, o servidor responde e devolve o conteúdo da página da Internet. Estes devem agora encontrar o caminho para o computador a partir do qual o pedido foi enviado. Para que isto funcione, os pacotes de dados contêm não só a informação do destinatário, mas também o endereço IP do remetente. O procedimento é o mesmo: Os pacotes de resposta passam de rede em rede através dos routers e chegam finalmente ao seu computador. Aí são reunidos e o sítio Web que procura é apresentado no browser.
-
-
Quando é que a WWW foi inventada?
A WWW é constituída por muitos milhares de milhões de páginas Web e continua a crescer todos os dias. Como explicado no último capítulo, a WWW é muito fácil de controlar com apenas alguns cliques do rato. Mas quem inventou a WWW em que ano?
- As ideias mais importantes para a invenção da WWW, com a sua comunicação fácil de utilizar, vieram do físico britânico Tim Berners-Lee. Na altura, este cientista tinha trinta e poucos anos e trabalhava no centro de investigação nuclear CERN, perto de Genebra, na Suíça.
- Berners-Lee era um gestor de informação e só queria que a sua invenção simplificasse a troca de dados entre os computadores muito diferentes dos seus colegas de profissão. Depois de testes preliminares, a Direcção do CERN tornou a WWW acessível ao público em 30 de Abril de 1993 e não cobra qualquer taxa de licença pela sua utilização, como noticiou, por exemplo, o Frankfurter Allgemeine.
- A WWW é, portanto, gratuita para todos os utilizadores e não é muito antiga, uma vez que celebrou o seu 30º aniversário em Abril do ano 2023.