Um grupo de classes ou um chat de classes no WhatsApp precisa de regras. Esta é a única forma de assegurar uma comunicação sem problemas
Rules for the WhatsApp class group
Quando tiver acordado com os alunos o início de um grupo de aulas sobre o WhatsApp, deverá discutir regras de comunicação. Isto evitará problemas e trará ideias diferentes sobre que conteúdo deve ser comunicado no chat a um denominador comum. Envolva os pais com antecedência e peça o seu consentimento a um grupo WhatsApp com as crianças. Na escola superior, também deveria ser possível sem ele.
- Transfira as regras existentes que acordou para a comunidade de classes para o grupo de classes WhatsApp. Desta forma, utiliza uma base existente que apenas se adapta à troca digital.
- Se for um grupo de turmas, todos os alunos serão incluídos no grupo WhatsApp. Como professor, deve comunicar isto claramente aos alunos. Não se trata de simpatia ou antipatia, mas de tornar certas informações disponíveis a todos.
- Ao mesmo tempo, acordar com os alunos as consequências que irão ocorrer se alguém quebrar as regras acordadas.
- Para a comunicação real no chat, deve ser acordado que ninguém está autorizado a insultar ou blasfemar. Comentários desinteressantes devem ser abster-se de.
- Em matéria de imagens e vídeos, recomendamos-lhe que desenhe uma linha clara. Não deve permitir imagens ou vídeos num grupo de classe. Corre o risco de mostrar pessoas que não tenham dado o seu consentimento. Pode poupar-se a qualquer problema neste momento, dizendo consistentemente “NÃO”.
- O que conta exactamente como conteúdo relacionado com a escola também deve ser claramente regulado. Por exemplo, como professor neste grupo, não lhe é permitido anunciar ou adiar prazos para um trabalho de turma ou alterar tópicos de exame. No entanto, se alguém tiver uma pergunta sobre vestuário na viagem escolar, esta é uma pergunta justificável relacionada com o conteúdo.
- Pense antecipadamente sobre como lidará com os alunos que não têm um smartphone ou que não utilizam o WhatsApp. Uma vez que estes alunos seriam então excluídos do grupo de turma, coloca-se a questão de saber se faz sentido criar tal grupo.
- Finalmente, pode definir os horários em que as conversas têm lugar. Outra regra útil é, por exemplo, que as mensagens destinadas apenas a uma pessoa sejam enviadas em privado a essa pessoa. Desta forma, evita receber demasiadas mensagens que são supérfluas e não têm lugar no grupo de classes.
- Uma questão importante é a discussão. Para isso, é melhor esclarecer que quaisquer disputas que possam surgir durante o chat não serão resolvidas no chat, mas terão de esperar que todos estejam na sala de aula.
Acção apropriada para violações de regras
Depende, evidentemente, da idade e da consciência dos alunos. Pode ser possível assegurar que todos sigam sempre todas as regras, mas isto é improvável. Portanto, deve ser claro para todos os membros do grupo, desde o início, o que acontecerá se quebrarem as regras.
- Se uma regra for quebrada durante a conversa, faz sentido dizer à pessoa, de uma forma amigável, que ela deve seguir as regras.
- Pode também designar uma pessoa para se certificar explicitamente de que as regras são seguidas. Este pode ser o representante da classe, por exemplo. Desta forma, transfere-se uma parte da responsabilidade.
- Se os alunos ainda não seguirem as regras acordadas, estas pessoas podem ser temporariamente afastadas do grupo de turma. Deverão então discutir a violação das regras com todos os alunos da escola. Um método adequado para tal é o conselho de turma.
- No caso de violações graves, bullying e utilização de fotos e vídeos, contactar também os pais. Convidá-los para uma reunião na escola e discutir o assunto pessoalmente.
Isto é o que deve ter em mente em relação ao que a aplicação utiliza
Não se esqueça de esclarecer previamente, isto é, antes de começar a falar com os estudantes, se a utilização do WhatsApp é permitida.
- algumas escolas proíbem a utilização do WhatsApp através das regras da casa ou regulamentos semelhantes. Deverá considerar esses requisitos individuais antes de criar um grupo WhatsApp.
- Outros estados federais, por outro lado, permitem a utilização do WhatsApp na vida quotidiana da escola através das autoridades de supervisão escolar ou dos ministérios da educação e dos assuntos culturais, mas criaram um conjunto separado de regras para lidar com os meios de comunicação social.
- Como professor, assegure-se sempre de que se comporta de uma forma adequada ao seu estatuto e escritório e cumpre os seus deveres de cuidado.