500
O logotipo de grandes empresas como a Microsoft, Google ou Amazon é a marca distintiva da respectiva empresa e é conhecido em todo o mundo. Hoje em dia, a maioria dos logótipos são minimalistas no design, mas nem sempre foi esse o caso.
Microsoft: O antigo logótipo do Windows
Microsoft foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen. Também conceberam o primeiro logótipo.
- Era uma letra numa fonte sem serifa feita de várias linhas.
- Nessa altura, o Micro-Soft ainda estava hifenizado.\
- Em 2012, houve outra rebranding da marca.
- A fonte do nome da empresa foi alterada e um símbolo foi adicionado ao logótipo. Consiste em 4 quadrados em cores diferentes, que também estão dispostos num quadrado.
O desenvolvimento do logotipo do Google
- Em 1998, o motor de busca do Google foi estabelecido e com ele um novo logotipo, que já tem semelhanças com as letras subsequentes do Google.
- As letras do lettering foram concebidas em várias cores e receberam uma sombra.
- As familiares “cores Google” de azul, vermelho, amarelo e verde estão presentes no logótipo da empresa desde 1999. Até agora, apenas as fontes foram minimamente alteradas.
O logotipo da Amazónia em alturas diferentes
Jeffrey Bezos surgiu com a ideia da Amazónia em 1994. Mas no início, a sua empresa chamava-se: “Cadabra”. Após dificuldades iniciais, foi relativamente rapidamente alterada para o nome que conhecemos hoje.
- O primeiro logotipo da Amazónia foi um desenho em tons azuis e na óptica da água, o que foi relativamente difícil de reconhecer. O “A” foi integrado, mas não muito em foco. Era para fazer lembrar o rio Amazonas, o nome da empresa.
- Em 1998, foi introduzido o logótipo que ainda hoje conhecemos de uma forma ligeiramente modificada: Uma letra preta com um sublinhado laranja.
- 2000 foi ainda ligeiramente adaptado: A letra tornou-se mais grossa e o sublinhado tornou-se uma seta que parece um sorriso e vai de A a Z. Na embalagem, por vezes apenas a seta sorridente em preto é utilizada, também para poupar custos.