689
O género de jogo roguelike desenvolvido há mais de 40 anos. Ainda hoje, muitos jogos com esta designação continuam a ser publicados. Aqui pode descobrir o que torna estes jogos diferentes dos jogos de roguelite.
Roguelike: Características do jogo
Roguelike como género de jogo indica claramente qual o jogo que era o modelo absoluto para mais imitadores: O jogo “Rogue: Exploring the Dungeons of Doom” surgiu já em 1980 e é o epónimo para todos os jogos que podem ser comparados com ele nas características essenciais mais importantes. Traduzido vagamente, “Roguelike” significa “tal como o jogo Rogue”. É um subgénero do RPG, abreviatura de Role-Playing-Games.
- Os jogos deoguelike prosseguem ao longo de várias secções e níveis que são gerados de forma processual – ou seja, evoluem em tempo real a partir do jogo do jogador.
- Então, existiam as chamadas propriedades de alto valor, ou seja, critérios de alta qualidade que os jogos tinham de preencher para se poder chamar roguelike. Para além das masmorras geradas processualmente, o chamado permadeath também desempenha um papel, traduzido como a morte irreversível final das personagens. O sistema de batalha é baseado em várias rondas, onde as batalhas nunca podem terminar pacificamente.
- O jogador tem acesso a todas as acções e abordagens possíveis em todo o lado em jogos roguelike. Isto significa que pode aceder a uma grande variedade de acções estratégicas a fim de atingir um objectivo de várias maneiras. Por exemplo, se quiser passar por uma porta, pode arrombá-la ou apanhar a fechadura.
- Os chamados itens, que o jogador pode sempre descobrir, ajudam-no a completar as suas tarefas. Para sobreviver, ele tem de gerir estrategicamente os itens.
- Os jogos de Rougelike devem ser jogados numa sessão, uma vez que não há pontos de poupança claros. Se falhar numa acção, tem de começar de novo desde o início. Apenas certas habilidades, chamadas habilidades, ou actualizações da personagem são retidas em novas peças de teatro. O progresso é portanto salvo, mas reiniciado após a morte do personagem.
- Por exemplo, “Enter the Gungeon”, “Slay the Spire” ou “Risk of Rain 2” são considerados jogos roguelike, embora os dois primeiros em particular careçam de alguns elementos centrais importantes. Por isso, os limites também se encontram esbatidos. Ambos não são jogos de role-playing, por exemplo, mas por um lado um jogo de tiro e por outro um jogo de cartas.
- O jogo roguelike “Hades” é considerado particularmente bem sucedido, apesar de não ter um sistema de combate por turnos.
- Embora o jogo “Rogue” seja o epónimo do género, não é, por definição, o primeiro jogo roguelike de sempre a chegar ao mercado. Beneath Apple Manor” já foi lançado em 1978, que tinha todos os elementos correspondentes, mas não foi tão bem sucedido.
Roguelike: diferença de Roguelite
Muitos jogos contêm agora elementos roguelike, mas ainda não pertencem ao género. Apenas fazem uso de elementos individuais.
- Roguelite é considerada uma forma diluída do género roguelike.
- Porque as chamadas propriedades de alto valor dos jogos roguelike não são muitas vezes completamente cumpridas. No entanto, elementos centrais tais como masmorras geradas processualmente, permadeath e gestão de recursos também estão presentes nos jogos roguelite.
- Por exemplo, os jogos de roguelite diferem na duração e dificuldade do jogo. Os Roguelites são uma variante mais curta e geralmente mais fácil.