Quando se inicia um negócio, é necessário criar um design corporativo. Isto assegura o reconhecimento e uma experiência de marca autêntica para os seus clientes. Contudo, não se trata apenas de um logótipo, mas sim de uma filosofia que apoia visualmente o seu negócio.
Criar um desenho corporativo: Porque precisa dele
Os negócios muito sérios – pequenos ou grandes – precisam de uma identidade de marca. Não se trata de um logotipo, mas sim dos aspectos visuais que evocam emoções associadas à marca em potenciais clientes.
- O desenho corporativo fornece uma imagem unificada da empresa que é transportada para o mundo exterior. Isto inclui um logotipo, cores da empresa, tipografia e todo o equipamento de escritório, tais como cartões de visita e artigos de papelaria, bem como o seu website.
- Tudo isto deve ser uniformemente concebido para garantir o seu reconhecimento. Desta forma pode destacar-se dos seus concorrentes, apresentar os seus próprios valores e construir uma imagem aos olhos do público. Isto ajudá-lo-á a ganhar a confiança do seu grupo alvo, uma vez que será imediatamente visível que está a levar a sério o que faz.
- Se escolher um desenho corporativo não se trata de escolher cores e formas arbitrárias ou de comprar qualquer logótipo na Internet. O design corporativo deve reflectir os valores da sua empresa e evocar as emoções associadas à sua marca.
- Isto significa que os seus potenciais clientes são abordados a um nível emocional por certas cores, pela tipografia do seu equipamento de escritório, pelo seu website. A título de exemplo, cores frias e neutras como o azul ou o cinzento representam a seriedade. As cores dos pastéis, por outro lado, são sinónimo de leveza. Uma forma redonda do logotipo pode representar o infinito e a simpatia. Um logótipo quadrado, por outro lado, dá a impressão de estabilidade. Dependendo da sua empresa e dos seus planos, deve pensar cuidadosamente antes de como pretende que o seu design corporativo seja.
- O design corporativo é marketing visual. Deve ter sempre o mesmo estilo, cores, tipos de letra e layout. É o cartão de visita da sua empresa e como é percebido pelo mundo exterior.
Concepção corporativa passo a passo: instruções
O design corporativo não combina apenas quaisquer cores e formas, mas tem as suas raízes na filosofia empresarial. Se não tiver a certeza de como abordá-lo, é melhor consultar um designer gráfico profissional. Todas estas etapas fazem parte da criação de um design corporativo:
- Análise da filosofia empresarial: Tome nota do que a sua empresa representa. É uma empresa de construção respeitável, um negócio criativo que traz alegria às pessoas, ou é um trabalhador independente que encomenda projectos de design de interiores, por exemplo? Pense em como ajuda os seus clientes e o que faz com que o seu negócio se destaque. Escreva cinco adjectivos que descrevem a sua marca. Um quadro de humor é uma boa maneira de o ajudar. Encontre imagens que evocam as emoções associadas ao seu negócio. Isto dar-lhe-á uma ajuda visual para análise.
- Design logótipo: Com base nos resultados da análise, é tempo de conceber o logótipo. Isto deve ser único. Um potencial cliente deve sentir o que é a sua empresa desde o primeiro olhar para o logótipo. As formas e a tipografia correctas desempenham, portanto, um papel importante. Se leva o seu negócio a sério, o chamado logotipo personalizado que pode comprar na Internet não é a coisa certa. Deve ser único para garantir o reconhecimento.
- Cores: As cores que tornam a sua empresa reconhecível são igualmente importantes. O conceito de cor deve igualmente despertar as emoções associadas à sua marca. Para o fazer, seleccione duas a cinco cores que utilizará repetidamente e em toda a sua papelaria comercial. As cores são usadas consistentemente em todo o website.
- Tipografia: Seleccione um máximo de três estilos de letra que se harmonizem uns com os outros. Estas devem também transmitir as emoções que representam a sua marca. Enquanto as fontes serifas irradiam seriedade e elegância, as fontes sem serifas significam modernidade. A tipografia também deve ser utilizada em toda a papelaria e website.
- Business stationery: Agora desenhe o seu papel de carta comercial. Isto inclui cartões de visita, papel timbrado, panfletos, brochuras, cartazes e o seu website. Mantenha-se num estilo que represente a sua marca. Se vender produtos, a embalagem também deve reflectir o design corporativo.