399
Google Fonts são convenientes porque pode utilizar muitas fontes para os seus projectos gráficos ou de web design gratuitamente e num relance. Se estes forem automaticamente incorporados num website, podem nem sempre estar em conformidade com a privacidade, podem surgir problemas. Para evitar estes, pode descarregá-los e utilizá-los separadamente.
Google Fontes: É por isso que deve descarregá-las
Se utilizar o Google Fonts como integração automática, este é um problema por razões de protecção de dados.
- Se o Google recolhe dados através da integração automática das fontes não é claro, uma vez que o próprio Google nega esta informação.
- Desde que esta edição não seja totalmente clara, está sempre do lado certo se descarregar manualmente as fontes necessárias e carregá-las no programa gráfico ou no seu website.
- Na maioria dos construtores de websites para WordPress, tais como Elementor ou Divi, pode desligar o Google Fonts, por exemplo, e carregá-los manualmente. Desta forma, joga com segurança e sabe que você e os visitantes do seu website não estão a ser seguidos.
Como descarregar as fontes do Google: Instruções
Google oferece-lhe agora mais de 1400 fontes (a partir de Janeiro de 2023) gratuitamente. Abrir o site do Google Fonts e proceder da seguinte forma para as descarregar separadamente.
- Se já sabe qual a fonte de que necessita, pode introduzi-la na máscara de pesquisa e procurá-la. Se ainda não sabe de que fonte precisa, pode procurar categorias, línguas e características especiais das fontes.
- Além disso, insira uma frase em “Digite algo” para que lhe seja directamente mostrado como é a respectiva fonte.
- Após ter seleccionado uma fonte, clique sobre ela. Depois clicar no botão “Descarregar família” no canto superior direito. A fonte será agora descarregada.
- Pode agora carregar a pasta zip com a fonte para a Elementor, por exemplo, e utilizá-la.