513
On Spotify, os músicos são pagos por fluxo. Mas ouvimos muitas vezes que a remuneração é tão baixa que os artistas não conseguem ganhar a vida com isso.
Quanto dinheiro os músicos recebem por fluxo no Spotify
Cada canção tocada em Spotify rende aos músicos quantias diferentes de dinheiro. Estes diferem mesmo consoante o país em que o utilizador ouve Spotify. Os royalties são muito mais baixos do que provavelmente pensou.
- Na Alemanha, os músicos em Spotify recebem 3,398 euros por 1 milhão de riachos, como a igroovemusic determinou. Isto equivale a 0,0033 euros para um fluxo, 34 cêntimos para 100 fluxos, e 3,39 euros para 1.000 fluxos.
- Os artistas na Islândia são os que recebem mais dinheiro: recebem 6.376,23 euros por 1 milhão de fluxos. A Suíça e a Finlândia seguem directamente atrás. Os EUA estão no meio com 3.881,01 euros por milhão de fluxos.
- Os músicos no Iraque recebem menos dinheiro. Recebem apenas 175,08 euros em royalties de Spotify por 1 milhão de cliques.
- Para as bandas mais pequenas que não recebem vários milhões de faixas pelas suas canções, a remuneração de Spotify não é, portanto, suficiente para viver. Mais do que um pequeno rendimento adicional não é possível aqui.
Oportunidades de aprendizagem em outras plataformas musicais
Spotify é conhecida como a plataforma musical com mais assinantes. No entanto, quando se trata de royalties para músicos, Spotify não está, de forma alguma, em primeiro lugar. Aqui estão algumas das outras plataformas e o dinheiro que pagam aos seus músicos :
- Napster é uma das primeiras plataformas de música online e é um dos melhores fornecedores pagantes da indústria. Por 1 milhão de fluxos, os artistas aqui recebem $19.000, segundo qmx.de.
- Com a Apple Music, os utilizadores de produtos Apple tornam-se rapidamente assinantes pagantes. Isto faz um pagamento de $7.830 por 1 milhão de fluxos, afinal.
- A loja online gigante Amazon Music oferece aos seus músicos apenas condições ligeiramente melhores do que Spotify: aqui há $4,020 para 1 milhão de cliques.