851
O sal de estrada é usado frequentemente no Inverno para descongelar estradas e pavimentos. Mas também há alternativas que pode utilizar. Resumimos as melhores alternativas para si no nosso artigo
Alternativos ao sal na estrada
O sal de grão é mau para o ambiente. As alternativas também não são totalmente inofensivas e devem, portanto, ser utilizadas com moderação.
- Não é necessária a menor parte da granalha. Normalmente, é suficiente para limpar a neve correctamente. Quanto mais cedo começar a empurrar e quanto mais curta for a neve, menos granalha precisa.
- Se ainda for necessária gravilha, a gravilha ou o cascalho, por exemplo, são uma alternativa. Aqui deve verificar acima de tudo que estas substâncias não contêm quaisquer substâncias tóxicas tais como arsénico, chumbo ou mercúrio.
- A granalha ou serradura também são materiais adequados para a trituração. No entanto, tal como no caso das lascas e cascalho, o material deve ser novamente varrido depois.
- Os tapetes também podem ser um remédio, por exemplo em locais particularmente escorregadios em frente da porta da frente ou em frente da caixa de correio. Os capacetes grosseiramente tecidos dão-lhe aqui a aderência necessária e não causam sujidade desnecessária.
É por isso que o sal na estrada é prejudicial
O sal de rua é especialmente nocivo para o ambiente, pode entrar nas águas subterrâneas e causar danos significativos.
- Se os sais penetrarem no solo e, portanto, nas águas subterrâneas, a concentração de cloreto aumenta e o valor limite para a água potável é excedido.
- Até árvores e arbustos são poluídos por sal na estrada. O sal entra no tecido da planta e perturba o seu metabolismo. Nos meses de Primavera e Verão seguintes, as consequências podem ser vistas sob a forma de secagem do tecido.
- Os carros também sofrem as consequências do sal na estrada. A pintura do carro pode ser raspada pelo sal e assim o veículo enferruja facilmente. O painel inferior da carroçaria é também atacado por sal na estrada. Isto pode levar à corrosão salina.