847
Bluetooth é utilizado em numerosos dispositivos tais como smartphones, computadores portáteis e sistemas de música. O que é exactamente o Bluetooth e como funciona a tecnologia é explicado nesta dica prática.
Bluetooth: O que é afinal? Explicação simples!
Bluetooth é um método especial que transmite dados por rádio. Isto elimina a necessidade de uma ligação por cabo entre dois dispositivos. O Bluetooth pode transmitir qualquer tipo de dados, incluindo música.
- A primeira versão do Bluetooth foi desenvolvida em 1999, desde então o Bluetooth tem sido continuamente desenvolvido por numerosas empresas como a HP, Intel e IBM em cooperação. Desde 2009, o Bluetooth está disponível na versão 4.0, e em 2016 foi introduzido o Bluetooth 5.0.
- Existem diferentes tipos de dispositivos Bluetooth que atingem alcances diferentes de 1 a 100 metros. Na prática, a distância entre os dois dispositivos Bluetooth pode estar entre um e dez metros para a ligação ao suporte.
- O nome Bluetooth deriva do rei dinamarquês Harald Blauzahn. Nessa altura, assegurou uma aliança entre a Noruega e a Suécia, estabelecendo assim uma ligação firme entre os dois países.
- O logotipo é também baseado em Harald Blauzahn. É uma combinação das suas iniciais H e B. No entanto, não em caracteres latinos, mas em runas germânicas.
Bluetooth na prática: dispositivos & áreas de aplicação
Bluetooth não é apenas Bluetooth. Dependendo dos desejos do fabricante, o dispositivo Bluetooth tem perfis diferentes. O perfil “A2DP” é adequado para transmitir música, enquanto que o perfil “HSP” só é adequado para transmitir voz através de auscultadores.
- Bluetooth e telemóveis são agora inseparáveis. Todos os smartphones e telemóveis dos últimos 10 anos estão equipados com Bluetooth. Como regra, o Bluetooth é aí utilizado para transmitir música sem fios para auscultadores ou sistemas de música.
- Muitos computadores e computadores portáteis estão também equipados com Bluetooth. Se não for este o caso, pode adaptar o Bluetooth com um pequeno adaptador USB. Em PCs, teclados e ratos sem fios são normalmente ligados via Bluetooth.
- Os sistemas de telefone gratuito nos automóveis também funcionam sempre via Bluetooth. A ligação entre carro e telemóvel é estabelecida em poucos segundos com Bluetooth.
- Altifalantes móveis e sistemas de música também vêm com Bluetooth em muitos casos. Os controladores de consolas de jogos como a Wii, PlayStation ou Xbox também se ligam através de Bluetooth.
- Potencialmente, qualquer dispositivo electrónico que envie ou receba dados pode ser equipado com Bluetooth. Por exemplo, o Bluetooth é também utilizado na indústria ou em aparelhos auditivos para ler dados.
Vantagens e desvantagens do Bluetooth
- Antes da existência do Bluetooth, o infravermelho era o meio de escolha para a transferência de dados sem fios de A para B. O infravermelho era utilizado nos antigos telemóveis Nokia e GameBoys, entre outros. No entanto, os dois dispositivos tinham de estar um ao lado do outro e a velocidade de transmissão era também muito lenta.
- Bluetooth forneceu um remédio para isto e ainda hoje está a ser desenvolvido. Nos últimos anos, isto tem aumentado a taxa de transmissão, melhorado a segurança e reduzido o consumo de energia.
- Entretanto, cada vez mais dispositivos estão a utilizar WLAN em vez de Bluetooth para transmitir dados. Esta tendência é particularmente notória nos sistemas musicais. O Bluetooth ainda fica para trás quando se trata de grandes volumes de dados e longas distâncias.
- Bluetooth transmite na frequência entre 2,402 GHz e 2,480 GHz. Isto pode conduzir rapidamente a interferências e a gamas mais curtas se outros operadores de rádio, tais como routers ou telefones DECT, estiverem perto.
- Conclusão: Bluetooth tornou-se o padrão para transmissões rápidas e fáceis entre dois dispositivos. Só com grandes quantidades de dados e longas distâncias é que a fraqueza do Bluetooth se torna aparente.