582
Se é uma apresentação ou uma noite de cinema acolhedora: pode acontecer que o beamer não seja reconhecido pelo computador ou portátil. Nesta dica prática, mostrar-lhe-emos a que se pode dever isto.
O feixe não é reconhecido – Razão 1: Cabo defeituoso
- Possivelmente o cabo de ligação ao beamer tem uma ruptura de cabo. Pode testar isto se ainda tiver um segundo cabo (em funcionamento) disponível
- É possível evitar a quebra do cabo, não colocando objectos pesados no cabo e não o dobrando. Os cabos são relativamente flexíveis, mas apenas até certo ponto.
O Beamer não é reconhecido – Razão 2: Condutor/software adicional não instalado
- Embora muitos projectores trabalhem através de plug-and-play, pode por vezes acontecer que certos projectores precisem de software adicional para serem reconhecidos ou para que certas funções possam ser utilizadas
- Pode encontrar isto facilmente digitando o nome do produto do projector e “driver” na pesquisa do Google. Em alternativa, pode procurar no Gestor de Dispositivos para ver se um dispositivo ainda não tem um condutor.
O feixe não é reconhecido – razão 3: o ecrã tem de ser trocado
Provavelmente o problema mais comum. No entanto, é relativamente fácil de corrigir sob Windows. Se premir a tecla Windows e “P”, aparece uma visão geral onde se pode definir como a imagem é mostrada. Tem a possibilidade de escolher entre:
- “Screen PC only”: Isto mostrará apenas a imagem no PC/laptop.
- “Duplicado”: Exactamente a mesma imagem que no PC é projectada pelo beamer.
- “Expandir”: O beamer comporta-se então como um segundo ecrã para que possa usar funções de multi-monitor.
- “Apenas segundo ecrã”: Isto mostra apenas a imagem do beamer enquanto o ecrã do PC está em branco. Não deve activar esta função se nenhum projector estiver ligado, pois torna-se então um pouco mais complicado mudar o modo de volta ao normal.
- “Apenas segundo ecrã”.