Os custos da água e dos esgotos são bastante elevados na Alemanha em comparação com outros países europeus. Por isso, é importante saber quanto se tem de gastar em água num ano. Aqui está uma fórmula que o ajudará.
É assim que são calculados os custos da água e do esgoto
Os custos da água e dos esgotos dependem geralmente, em primeiro lugar, do consumo. Além disso, existe o preço da água potável, cerca de 0,2 cêntimos de acordo com Verivox, onde, no entanto, existem também diferenças de região para região. O município, por sua vez, fixa o preço com base na origem e qualidade da água, bem como na rede de condutas.
- Duas fórmulas resultam da quantidade básica e da quantidade de água potável consumida. A segunda fórmula inclui o consumo anual de águas residuais. Juntamente com o preço da energia, isto resulta nos custos da água durante um ano.
- Custos da água = (taxa básica mensal x 12) + (consumo anual em metros cúbicos x preço da energia)
- Custos da água = (taxa básica mensal x 12) + (consumo anual de água potável em metros cúbicos x preço de trabalho para água potável) + (consumo anual de águas residuais em metros cúbicos x preço de trabalho para águas residuais)
Outras informações sobre os custos da água
Se vive em alojamento alugado, o senhorio pode cobrar os custos da água juntamente com os custos de operação. Isto significa que se pode facturar os custos de acordo com o consumo. No entanto, também pode cobrar de acordo com o espaço ou o número de pessoas que vivem no agregado familiar. Pode encontrar informações sobre isto no contrato de arrendamento.
- Como regra, os inquilinos são facturados com base numa taxa fixa, embora também existam diferenças entre os estados federais aqui. Em certas regiões, a instalação de contadores de água é obrigatória, o que requer o cálculo completo do preço.
- De acordo com o Instituto Federal de Estatística, paga-se o equivalente a 2 euros por um metro cúbico de água na Alemanha. A partir deste número, dividido por 1000 litros, pode calcular os 0,2 cêntimos da primeira parte.
- Assim, dependendo do número de pessoas e da região, podem resultar preços da água completamente diferentes. Por exemplo, de acordo com uma tabela na Verivox, paga-se apenas 1,26 euros por metro cúbico na Baixa Saxónia. Em Baden-Württemberg já é de 2,11 euros por metro cúbico.